ES-ALES: Com o Plenário Dirceu Cardoso completamente lotado, a sessão solene em comemoração aos 190 anos do Parlamento capixaba foi marcada por discursos que ressaltaram o papel de destaque da Assembleia Legislativa (Ales) na discussão de temas que afetam a vida da população.
A independência e harmonia entre os Poderes, a importância da democracia e a participação ativa da sociedade também foram destacadas pelos participantes, no evento que ocorreu nesta segunda-feira (12).
O presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União), destacou que a data é um “momento histórico e de grande significado”. “A história do Espírito Santo passou, passa e continuará passando por aqui (…). Em 12 de agosto de 1834, os capixabas descobriram que quando todos podem falar, o que se ouve é a voz da cidadania (…). Ao longo dos últimos 190 anos, a Assembleia tem sido palco de importantes debates e decisões”, discursou.
O chefe do Legislativo estadual também ressaltou a participação direta da população nos processos decisórios, a independência e harmonia entre os Poderes; e agradeceu aos deputados e aos servidores pelo trabalho desempenhado. O presidente finalizou seu discurso enaltecendo o regime democrático: “A democracia não é um sistema perfeito, mas é o melhor que temos”, defendeu o parlamentar.
A harmonia entre os Poderes também foi destacada pelo governador Renato Casagrande (PSB). “Hoje, se esse estado é um estado que tem o maior percentual de investimento em infraestrutura do Brasil, nós construímos isso juntos”, celebrou. Casagrande também ressaltou a importância da democracia. “Estamos vivendo o maior período de democracia. Este é o nosso caminho. (…) Nenhum Poder pode se sobrepor a outro. (…) A compreensão é de que somos independentes e autônomos, mas colaborativos”, frisou Casagrande.
Memória
Quem falou em nome dos ex-deputados estaduais, foi o ex-presidente da Ales Dilton Lyrio Netto, que conduziu a Casa Legislativa nos anos 1983-84 e 1987-88. Emocionado, o ex-parlamentar também destacou o protagonismo do Parlamento estadual nos principais debates que afetam a vida da população.
“Aqui se faz história. Aqui estão presentes várias gerações de deputados. Deputados que ajudaram a escrever a história do Espírito Santo em seus diferentes momentos. Essa Assembleia nunca foi apenas um cartório para homologar os projetos do Executivo, Judiciário e de seus próprios deputados. A Assembleia foi, em diversos momentos, a tribuna do povo do Espírito Santo”, discursou.
O ex-legislador estadual lembrou que, nos anos 1980, o Espírito Santo recebeu figuras importantes da política nacional, como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves. E, enquanto presidiu a Casa de Leis pela segunda vez, ele instalou a Constituinte estadual, “momento ímpar na história do Espírito Santo”.
“Em apenas 15 dias, foram apresentadas 14 mil emendas à Constituição, cada uma tendo pelo menos 500 assinantes. Eram debates intensos até altas horas, até as madrugadas, discutindo com a sociedade. Assim deve ser a Assembleia, uma casa que repercuta as ansiedades, as necessidades, as dificuldades do povo espírito-santense”, contou.
Dilton Lyrio Netto saudou a todos os ex-parlamentares em nome do ex-deputado Claudio Vereza, um “grande batalhador da Constituinte”. E também citou e agradeceu aos servidores que trabalhavam na Assembleia nessa época. “Se os deputados trabalharam, os funcionários trabalharam ainda mais, até altas horas da madrugada”, revelou. “Viva a Assembleia Legislativa! Viva a democracia! E viva o Brasil!”, encerrou o seu pronunciamento.
Marca e selo
Durante o evento, o secretário de Comunicação Social da Ales, Guto Netto, apresentou a nova identidade visual da Assembleia, desenvolvida pela servidora Amanda Martinelli. A nova marca destaca a torre legislativa e o Plenário Dirceu Cardoso, palco de grandes debates.
O diretor de Relações Institucionais, Giuliano Nader, apresentou o selo comemorativo dos 190 anos. Ele informou que as comemorações terão a duração de 1 ano, se estendendo até 12 de agosto de 2025, e que o calendário será colaborativo. Todas as pessoas poderão propor atividades, em três eixos temáticos: conteúdo histórico e cultural; educativo e acadêmico; e engajamento e participação.
Nader também apresentou os membros do Comitê Técnico criado pelo Ato 2.893/2024 da Mesa Diretora com o objetivo de analisar, avaliar, acompanhar e realizar ações e eventos relacionados à comemoração dos 190 anos.
Parceria com a Ufes
A sessão solene contou, ainda, com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Assembleia e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo é a união de esforços entre as duas instituições, visando o desenvolvimento mútuo de atividades de ensino, pesquisa, extensão, eventos, concursos, visitas e atividades culturais.
Mesa
A mesa de honra foi composta pelo presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União); pelo governador Renato Casagrande (PSB); pelo presidente do Tribunal de Justiça, Samuel Meira Brasil Júnior; pelo vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB); pelo presidente do Tribunal de Contas, Domingos Taufner; pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal; pelo defensor público-geral, Vinicius Chaves; pela a subprocuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade; e pelo procurador do MPF, Carlos Vinicius Cabeleira.
Também compuseram a mesa o Capitão dos Portos, Marcelo Rey de Lima; o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; o ex-presidente da Ales, Dilton Lyrio Netto; a deputada Janete de Sá (PSB), representando todos os deputados da atual legislatura; o presidente da Unale, Sérgio Aguiar (PDT-CE); o deputado federal Paulo Foletto, representando os deputados federais; e o presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho.
Homenagens
Na sessão, ex-deputados estaduais foram homenageados com medalhas comemorativas pelos 190 anos da Assembleia. A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e o seu presidente, deputado Sérgio Aguiar (PDT-CE), também foram homenageados.
Lista de homenageados
Anselmo Tozi
Antônio Moreira
Atayde Armani
Brice Bragato
Cabo Elson
Carlos Casteglione
Claudio Vereza
Délio Iglesias
Dilton Lyrio Netto
Doutor Hércules
Dr. Emílio Mameri
Eliana Dadalto
Elion Vargas
Gilson Gomes
Jardel Vieira Machado Nunes
João Francisco Martins
José Carlos Gratz
José Ignácio Ferreira
José Luiz Balestrero
José Tasso Andrade
Lourival Berger
Lucia Dornellas
Luciano Machado
Luciano Rezende
Luiz Carlos Piassi
Luiz Durão
Luiz Pereira
Luiz Timoteo
Luzia Toledo
Neto Barros
Nilton Baiano
Perly Cipriano
Reginaldo Almeida
Renato Casagrande
Ricardo Ferraço
Robson Neves
Robson Vaillant
Rodrigo Chamoun
Rodrigo Coelho
Sandro Locutor
Sérgio Aguiar
Sergio Gianordoli
Sergio Majeski
Solange Lube
Teteco Queiroz
Torino Marques
Unale
Valter Rodrigues de Paula
Wilson Venturim