JAGUARÉ: O Dia do Trabalho é feriado em diversos países. A celebração remonta ao Século XIX e em cada lugar a cada ano a data ganha um novo significado. Seja pela luta para a conquista de direitos, ou a manutenção destes. Neste ao de Pandemia, devido ao novo Coronavírus, frente ao isolamento social, privações e risco de desemprego, a palavra Trabalho ganha novos contornos e significados.
Seja ele no Home office, nas atividades do lar, no campo, ou na linha de frente de combate a esta Pandemia, como os profissionais de saúde, dos supermercados, do transporte público, dos postos de combustíveis, os caminhoneiros ou os produtores rurais … todos possuem um significado especial neste 01.05.2020.
Neste Dia do Trabalho homenageamos os trabalhadores rurais, cuja atividade, é digna, honrada, e que além de contribuir para o crescimento econômico do País, produz alimentos para o sustento de todos. Sindicato Rural de Jaguaré
O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE JAGUARÉ/ES parabeniza toda a classe trabalhadora de nosso país do Campo e Cidade, que sem dúvida é a engrenagem principal que move a nossa economia e faz de nós uma gigante no setor produtivo.
Parabenizamos os trabalhadores do Estado do Espírito Santo e especialmente parabenizamos todos os agricultores e agricultoras familiares do Município de Jaguaré/ES que dentro do cenário atual no combate ao COVID-19 faz jus à sua importância na produção cafeeira e demais alimentos necessários à vida.
Neste 1º DE MAIO totalmente atípico, queremos expor nossa preocupação com a saúde do trabalhador e da trabalhadora e acima de tudo reafirmar nossa luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo.
A você trabalhador que faz as coisas acontecerem, parabéns pelo dia do trabalho
A História
A data é celebrada no dia 1° de maio, em homenagem à manifestação histórica que foi realizada num sábado, nos Estados Unidos, em 1886. Na ocasião, diversos trabalhadores foram às ruas para pedir que a carga horária máxima de trabalho fosse reduzida. Foram mais de 300 mil manifestantes nas ruas de Nova York, Chicago, Detroit, entre outras cidades.
No dia 4 de maio, cerca de 2.500 pessoas se reuniram na praça Haymarket, em Chicago. A ideia do evento era debater como seria o movimento, pois, na véspera, dois manifestantes haviam sido mortos por policiais.
Com medo de que houvessem novos confrontos, o prefeito da cidade, Carter Harrison, foi ouvir os discursos. Ao perceber que tudo seguia tranquilamente, foi embora. Apesar disso, após a maioria dos manifestantes ir para casa, chegaram 176 policiais.
Então, 200 pessoas que ainda estavam na reunião foram cercadas. Nessa confusão, houve tiroteios. Quatro trabalhadores e setes policiais morreram. Além disso, mais de 130 pessoas ficaram feridas.
Depois disso, diversos sindicatos foram ocupados pela polícia e mais de 100 sindicalistas foram presos. Sete foram condenados à pena de morte.
O incidente aconteceu em Chicago por ser um dos locais mais industrializados do país. Dessa forma, diversos imigrantes eram atraídos. O crescimento perdeu o controle e em 1880 já haviam mais de 500 mil manifestantes.
No Brasil
No Brasil, com a chegada dos europeus no fim do século XIX, os ideais trabalhistas se aproximaram. Até que, por conta das lutas, o então presidente, Artur Bernardes, decretou o Dia do Trabalhador no dia 1° de maio.
A principal mudança surgiu apenas em 1925, com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). No dia 1° de maio, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto n° 5.452 e garantiu os direitos básicos aos trabalhadores brasileiros.