ES: O governador Renato Casagrande já estaria estudando decretar lockdown por 14 dias a partir de quarta-feira (17). Com o aumento acentuado do número de casos de covid e as UTI’s dos hospitais quase lotadas, é provável que o anúncio seja feito pelo governador Renato Casagrande na tarde desta terça-feira (16). Ele marcou uma coletiva de imprensa para as 15h.
A informação é de que o governador se reuniu com várias entidades na tarde desta segunda-feira (15), incluindo o Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa, onde a proposta foi levantada.
No entanto, Casagrande teria afirmado a interlocutores que ainda não estaria certo da decisão, que pretende tomar até a manhã desta terça, após reuniões com o setor econômico do Estado.
OCUPAÇÃO DE LEITOS EM 90%
Desde o final de semana o sistema de saúde, pública e privada, do Espírito Santo entrou em alerta, com a mobilização dos secretários de Saúde e de Educação, além de outras equipes do Governo do Estado. Nesta segunda-feira (15), a ocupação de leitos atingiu 90% e o Estado entrou numa fase crítica.
O Governo do Estado já vinha alertando que, caso chegasse a esse índice de ocupação, acima de 90%, medidas mais duras seriam tomadas. O lockdown significa o fechamento completo das atividades econômicas, podendo funcionar somente aqueles serviços essenciais.
“Nossa atenção está voltada exclusivamente para o agravamento da crise”, disse o governador Renato Casagrande em mensagem enviada à imprensa pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
PRESSÃO NO SISTEMA
Na manhã desta segunda-feira, ao lado do secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, o governador Renato Casagrande afirmou que o Espírito Santo passou a noite de domingo para segunda-feira sob pressão no sistema público de saúde, com procura intensa por vagas.
MAIS 40 LEITOS DE UTI ABERTOS NESTA SEGUNDA
Para aliviar um pouco o sistema, o Governo do Estado abriu mais 40 vagas de UTI em hospitais da Grande Vitória e no sul do Estado nesta segunda. Foram abertos 18 leitos de UTI no Hospital Dório Silva e outros 22 em São José do Calçado.
O objetivo, segundo o governador Casagrande é que, até o fim de abril, o Estado tenha 900 leitos de UTI exclusivos para casos de covid-19. De acordo com dados do Painel de Ocupações de Leitos Hospitalares, até o domingo eram 724 leitos de UTI. A informação é anterior ao anúncio de abertura dos novos 40 leitos de UTI feito pelo governador ontem.
“Nós temos uma situação diferente do que vivenciamos neste período todo da pandemia. Isso exige um posicionamento mais firme. Estamos em risco grave neste momento, que exige posição do Governo e responsabilidade de cada um. Vemos pessoas se aglomerando, em festas, provocando a disseminação do vírus. Isso é inaceitável” – lamentou Casagrande. (Rede Gazeta – TC On-line)