ES: Buscando ampliar a experiência do paciente e fornecer o melhor cuidado possível, a equipe de nutrição do Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas”, em Vitória, desenvolveu um preparado especial para a alimentação de pacientes com deficiências nutricionais ou algumas necessidades especiais de nutrição. A nova receita tem o dobro de proteínas em relação à fórmula industrializada comumente utilizada nesses casos.
O composto, hiperproteico e hipercalórico, é feito com banana, para tornar o sabor mais agradável e diminuir a quantidade de conservantes. Leite em pó integral, aveia e proteínas também compõem a fórmula, que já começou a ser usada e teve a aprovação dos pacientes que provaram.
Além disso, a nutricionista clínica Rafaela Castro Mansur ressalta que a maior oferta de proteínas auxilia no fechamento de feridas, sendo relevante para o perfil de pacientes da instituição. Segundo a profissional, toda a equipe de Nutrição do hospital participou ativamente dos testes e está muito feliz com os resultados.
“A ideia é trazer mais conforto ao paciente e melhorar a situação nutricional de quem chega ao hospital com carências proteicas, calóricas e de vitaminas. A fórmula industrializada não era bem aceita pelos pacientes, que com frequência reclamavam do gosto. Com a mudança, estamos percebendo maior adesão e podendo contribuir com um produto com menos conservantes, o que permite uma melhora mais rápida do estado nutricional e da saúde geral do paciente”, explicou Rafaela Castro Mansur.