ES: A Subsecretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Jaguaré está desenvolvendo um trabalho de conscientização nas escolas do município com o objetivo de levar à juventude a oportunidade de refletir acerca da ordem cidadã em favor da educação e da formação de cidadãos conscientes. Os temas abordados foram bullying, violência doméstica, drogas, álcool e mutilação.
O projeto Cidadania no Ambiente Escolar teve início no dia 29 de abril e, na manhã dessa quarta-feira, 11, foi a vez da Emeief – Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental do Palmitinho receber a palestra com agentes da Polícia Militar. O projeto é realizado com a integração de três secretarias da Prefeitura de Jaguaré: Assistência Social, Cidadania e Segurança Pública; Educação e Saúde, além da Secretaria Estadual de Segurança, por meio das polícias Militar e Civil.
Resgate de valores
A atividade conta com a participação do subsecretário de Segurança Pública de Jaguaré, Miller Kutz, e dos policiais Sargento Pontes e Cabo Matias da 18ª Companhia Independente, além das psicólogas do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Caline dos Santos Rufino e Maria de Lourdes Batista Pariz. Segundo o subsecretário Miller Kuntz, a iniciativa busca promover valores importantes para a sociedade jaguarense.
“Eu lembro do período que estudei nessa escola. Nós éramos incentivados e motivados a praticar boas ações, respeitar os colegas, os professores e os mais velhos. Hoje vejo que muitos valores se perderam, então, ações desse tipo, permitem aos jovens refletir sobre a importância da boa convivência”, lembra Miller.
Interação entre poderes em busca de consciência cidadã
O sargento Pontes destaca a importância da iniciativa da Subsecretaria de Segurança de Jaguaré, em que, em momento anterior, já foi realizado um primeiro contato e um diagnóstico prévio. Para ele o projeto Cidadania no Ambiente Escolar permite um trabalho policial diferenciado com a possibilidade de levar dicas de bom comportamento e de boa convivência.
“Com esse trabalho nas escolas podemos levar cidadania e motivação para os jovens. Essa iniciativa – escola, família e polícia é fundamental para mediação de conflitos. Ao convidarmos os jovens para debater problemas como bullyng, drogas, álcool, mutilação e violência doméstica, estamos levando a eles a possibilidade de construção de um cidadão consciente. O que é interessante é que esse é um trabalho que envolve três secretarias municipais mais as polícias Militar e Civil, todos envolvidos e comprometidos em tentar resolver problemas e contribuir na formação do indivíduo ressaltou o sargento Pontes.
Os temas escolhidos nas palestras são pautados conforme a realidade do ambiente escolar de cada localidade. Durante as palestras são oferecidas noções de cidadania aos alunos que refletem em conjunto sobre seus comportamentos. Nesta quinta-feira, 12, o projeto estará na Escola Estadual Pedro Paulo Grobério, no Centro da cidade.