JAGUARÉ: A comunidade de Barra Seca da Ponte Nova vai receber recursos de mais de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) para investimentos na construção de uma nova unidade escolar. Os recursos são provenientes do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Funpaes e do Programa de Fomento à Implantação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral – Proeti.
O anúncio foi feito pelo Governo do Estado nesta segunda-feira, 30, em cerimônia realizada no Centro de Convenções em Vitória. O evento contou com a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, a vice-governadora Jaqueline Moraes, secretários de Estado, deputados federais e deputados estaduais, além do vice-prefeito de Jaguaré Elder Sossai e da secretária municipal de Educação, Cida Costalonga e o coordenador municipal do Proeti, Jardel Raab Duarte. O recurso será utilizado para a construção da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Barra Seca de Ponte Nova. Atualmente a escola atende a 256 estudantes, mas a infraestrutura e espaço de pátio são insuficientes para atendimento com qualidade.
“A comunidade merece a nova escola que será construída perto da quadra, que também será reformada e estruturada para atender a escola e a comunidade local, e será a mais completa do município”, ressalta a secretária de educação de Jaguaré, Cida Costalonga.
O Município aderiu também ao Proeti e a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental de Palmitinho será a próxima escola de tempo integral no nível de Fundamental II. Os recursos serão repassados ao município após o recebimento da documentação necessária exigida pelos editais de 2022 do Funpaes.
A negociação para a liberação do recurso para a construção da Emef Barra Seca de Ponte Nova, teve início em agosto de 2021, quando a Secretaria Estadual de Governo, dirigida pelo então secretário, Gilson Daniel recebeu a demanda da Secretaria Municipal de Educação. O Funpaes foi criado em 2018 com a finalidade de ampliar o acesso de crianças e adolescentes à Educação Infantil e do Ensino Fundamental dos municípios capixabas, signatários do Pacto pela Aprendizagem do Estado do Espírito Santo (Paes).