JAGUARÉ: O plantio e produção da pimenta-do-reino se desenvolveu e veio para ficar no Norte do Espirito Santos. Dados da Secretaria Estadual de Agricultura, SEAG-ES, já apontam nossa região como a maior produtora nacional de pimenta-do-reino. Um mercado crescente e que a cada dia atrai mais produtores, especialmente em Jaguaré. Acompanhando esta demanda do mercado e as perspectivas dos Produtores Rurais Jaguarenses a RB Coutinho ampliou e modernizou suas instalações e está plenamente operacional. São ambientes amplos, arejados e modernos para garantir o melhor atendimento aos Produtores Rurais e o acondicionamento dos produtos e sua preparação para exportação.
Segundo informações do Incaper-ES a pimenta-do-reino preta (Piper nigrum L.) é obtida a partir da secagem natural ou artificial de frutos completamente desenvolvidos. O principal destino do produto é o mercado internacional, e sua competitividade está diretamente relacionada à qualidade e segurança do alimento.
A instituição destaca que desde 2018 o Espírito Santo tornou-se o estado com maior produção de pimenta-do-reino (Piper nigrum) do país, superando o Pará. Historicamente, o Brasil fica entre os cinco maiores produtores mundiais e entre os três maiores exportadores de pimenta-do-reino. A produção em 2019, segundo a pesquisa do IBGE, atingiu o recorde de 109.400 toneladas. Desse total, 62.600 toneladas foram cultivadas em terras capixabas.
Acompanhando esta evolução e capacidade produtiva local a RB Coutinho entregou em meados de 2020 suas novas instalações para o atendimento dos Produtores Rurais de toda Região. Atualmente, a empresa trabalha no beneficiamento e distribuição de Cravo da Índia, Cacau em Amêndoas, Guaraná e Pimenta do Reino, abastecendo o mercado nacional e internacional.
“Iniciamos nossas atividades em 2004, na cidade de Camamu na Bahia. Sempre primamos pela excelência nos negócios. Sendo uma empresa que se compromete em atender as necessidades de nossos clientes e honrar os compromissos com fornecedores e a sociedade. E estar em Jaguaré com a estrutura que montamos é uma demonstração do quanto acreditamos no potencial dos produtores locais e que queremos caminhar juntos” – comentou o sócio-empresário da RB Coutinho, Júlio Rodrigues de Barros Neto.
A RB Coutinho
Criada inicialmente, em 2004, como Comercial RodriCau, rapidamente se passou a figurar entre as mais importantes empresas do agronegócio de sua região. Em 2011, como consequência da sua constante expansão comercial, enxergou no mercado internacional mais uma oportunidade, simbolizada pela constituição da nova identidade, RB Coutinho.
A RB Coutinho tem sede na cidade de Camamu, no Estado da Bahia-Brasil e filiais nas cidades de Camamu, Ilhéus e Jaguaré. A empresa do empresário Rodrigo Bonfim Coutinho gera mais de 60 postos de emprego diretos, e outros 250 indiretos distribuídos entre os departamentos da Administração, Comercial, Depósito/Armazenamento, além de gerar mão de obra indireta para mais de 200 pessoas.
Júlio conta que chegaram em Jaguaré com um espaço alugado para sondagem do mercado local. Destacou a grande receptividade dos locais e como a empresa se identificou com a região. Sinal deste relacionamento é que em seu conjunto a RB Coutinho comercializou com mais de mil produtores rurais somente no último ano.
A RB Coutinho atende em Jaguaré na, Rodovia Jaguaré X Nestor Gomes, km 2. O contato pode ser feito pelos telefones 3769-3230 ou (27) 99717-5515.