ARTIGO: Rinite: o desafio diagnóstico
CARLOS AUGUSTO CORREIA*
Rinite é o nome dado a inflamação da cavidade interna do nariz. Ela pode ter causas alérgicas e não alérgicas. Esta doença é muito comum e responsável por cerca de 20 milhões de casos no Brasil.
Apesar de ser comum, acaba sendo uma doença pouco diagnosticada e tratada de em sua maioria de forma ineficaz. Ao contrário do que muitos pensam, rinite não é exclusivamente uma doença alérgica.
Ela possui causas não alérgicas, que diferem no tratamento, talvez este seja um dos motivos de tantos tratamentos não darem certo.
Assim como toda doença, o diagnóstico coreto é a chave do sucesso!
No caso da Rinite, os exames disponíveis são testes de sensibilização cutânea, dosagens de anticorpos e a citologia nasal.
Estes exames forcem informações valiosas e importante para o médico, que poderá construir um plano terapêutico personalizado e eficaz para seu paciente.
*CRM-ES: 10099 – Clínica Médica – RQE: 10093 – Médico formado pela FUNJOB-MG 2006. Fez residência no Hospital das Clínicas da UFMG. Especialista em Clínica Médica e Patologia Clinica. Possui Fellow em Citogenética no Hospital Albert Einstein e Pós-graduação em Alergia e Imunologia.