NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), conheceu, por intermédio das nutricionistas da pasta, uma agroindústria de chocolates no município vizinho, São Gabriel da Palha.
Da plantação da matéria-prima, o cacau, à produção de mais de 10 produtos, a qualidade é primordial na fabricação de itens como chocolate em barra, nibs, gotas de chocolate, chocolate de 70% a 40%, cacau em pó. A família responsável pelo empreendimento está há 6 anos no mercado.
O objetivo da visita técnica foi verificar in loco a produção e a qualidade dos produtos ofertados. “Devido à proibição de que trata a resolução 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a qual proíbe o uso do açúcar nas unidades de ensino que atendem crianças até 3 anos, estamos buscando alternativas para compor o cardápio escolar, como o cacau em pó orgânico”, disse uma das nutricionistas.
Segundo a responsável pelo Setor de Merenda Escolar, com base nessa resolução, a partir deste ano, a Seme começou a executar a normativa reduzindo a compra e a oferta do açúcar. “Estamos nos adequando para atender e, gradativamente, cumprir a normativa que trata dessa restrição, além da proibição de oferta de gordura trans industrializada em todos os cardápios, da adição de mel e adoçantes nas preparações culinárias e bebidas e de alimentos ultraprocessados, como exemplo, o achocolatado”, completou.
O representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) também esteve presente na agroindústria. “A proposta da Prefeitura e da Seme em adquirir produtos orgânicos é inovadora, quando se fala em “chocolate”, pois a possibilidade de inserir o cacau em pó na alimentação das crianças de até 3 anos e substituir o já existente para os estudantes maiores será um ganho enorme para a melhorar ainda mais a qualidade nutricional da alimentação dos alunos da rede municipal e sem falar que será o pioneiro na aquisição”, pontuou.
A visitação contou com a presença do Incaper, que intermediou a ida da equipe da Seme à agroindústria.