JAGUARÉ: O município de Jaguaré participou, no mês de agosto deste ano, da Avaliação de Fluência em Leitura, aplicada aos estudantes do 2º ano (Ensino Fundamental Inicial). A avaliação é realizada pela Secretaria Estadual de Educação – SEDU, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.
A avaliação foi aplicada para 500 alunos, de 22 escolas municipais de Jaguaré. Os estudantes do município obtiveram um resultado considerado excelente sendo destaque em nível regional. O desempenho de cada aluno é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como Pré-leitor, Iniciante e Fluente.
Entre os melhores
O Teste de Fluência e o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Paebes são determinantes para o resultado do Prêmio Escola que Colabora, que premia as escolas públicas que apresentam os melhores resultados de aprendizagem. Escolas de Jaguaré ficaram entre as melhores do Estado este ano e em 2021.
Essa avaliação, também conhecida por “Teste de Fluência”, tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura. Os resultados alcançados permitem identificar o nível de leitura dessas crianças, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades e melhorar a fluência de cada uma.
Etapas
A iniciativa é realizada com a colaboração dos municípios do Estado, com o objetivo de melhorar a aprendizagem durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.
Como etapas para realização do teste, o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras. Também lê um texto narrativo e responde perguntas sobre compreensão de texto. Essas etapas são gravadas por um aplicativo próprio no celular e enviadas à contratada para correção e análise.
A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração, criado no Espírito Santo, por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – Paes e do Protocolo de Intenções, assinado entre o Estado e os municípios. O objetivo é fortalecer as ações pela aprendizagem das crianças, desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.
Resultado
A educação municipal de Jaguaré foi destaque no “Teste de Fluência”, quando o município teve a melhor participação da Superintendência Regional Norte. Dos 521 estudantes previstos, 500 realizaram o teste, totalizando 96% da taxa de participação, mesmo com todos os desafios pandêmicos o município alcançou o melhor resultado. Esse desempenho é visível no gráfico abaixo, dados dos anos de 2021 e 2022.