JAGUARÉ: Com as fortes chuvas que continuam caindo em todo o Estado do Espírito Santo a orientação das autoridades é que as pessoas fiquem em casa e só saiam em casos de necessidade. Neste momento o interior do Município registra pontos de interdição, quedas de barreiras e risco iminente de transbordamento de barragens.
Segundo o coordenador o Coordenador da Defesa Civil Sérgio Rubens de Farias, são vários os pontos críticos no Município, por isso recomenda que as pessoas fiquem em casa e que evitem o máximo passar sobre barragens ou áreas de aterro.
Segundo levantamento realizado às 8:00, a situação em Jaguaré:
– Caximbal – devido o transbordamento de barragens a estrada, próximo a Igreja de Santa Rita, está com água passando sobre a pista, com transito apenas de veículos altos.
– Giral – seis barragens foram abertas para darem mais vazão ao fluxo de água. Em alguns casos a água já estava para transbordar.
– Córrego do Mosquito – três barragens foram abertas.
– Água Limpa – A barragem está segura, mas devido o grande fluxo de água as estradas que cortam a represa estão interditadas
– Córrego do Deves – possui pontos de transbordamento e evita-se a circulação de pessoas e veículos
– Bairro Nova Esperança – o trânsito está em apenas meia-pista, devido o desmoronamento. Recomenta-se total atenção ao realizar a travessia.
– Estrada São Domingos a Estivado – interditada devido enchorrada, com acesso apenas pelo Barra Seca de Ponte Nova
– São Judas – segundo informação de populares – uma transbordou, e passando por cima da estrada – evitando a circulação.
– Barragem do Jundiá – a está estável e apresenta grande vazão pelo monge, vertedouro de concreto e pela estrada, ao lado da barragem – monitoramento constante.
Ficar em casa
O Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, vem acompanhando a situação desde a última semana a nesta manhã realizou uma reunião de emergência com a Defesa Civil Municipal, o presidente da Câmara de Vereadores Jean Costalonga e secretarias de Obras, Transportes e Social. Destacou a prontidão de todos órgãos e monitoramento da situação 24h.
“Estamos em um momento de monitorar e agir da forma que for possível. Estamos acompanhando a abertura de barragens e monitorado os córregos. Recomendamos que as pessoas evitem circular pelas estradas e só saiam de casa em casos de extrema necessidade. Pedimos ainda que não se arrisquem em atravessar aterros ou represas que já estejam com água passando por cima. Contamos com a colaboração de todos.” – reforçou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, reforçou os apelos da Defesa Civil Municipal e destacou que todos os vereadores estão acompanhando a situação em cada localidade, e estado a disposição de produtores rurais e população.