JAGUARÉ: Para celebrar os bons frutos produzidos pela agricultura familiar em Jaguaré, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, comemorou neste domingo, 11, a segunda festa da entidade que reúne produtores agrícolas de base familiar, no Parque de Exposições Alpheu Sossai. Na prática, foi um dia para homenagear os relevantes trabalhos realizados pelos produtores rurais da agricultura familiar do município.
A festa, que foi criada para enfatizar a importância da permanência do homem no campo e valorizar o esforço de homens e mulheres que trabalham com produção agrícola com suas famílias, teve o apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaré. Os jaguarenses presentes também aproveitaram para antecipar a comemoração do aniversário de emancipação de Jaguaré, que completa 41 anos no próximo dia 13, terça-feira.
Atrações
As festividades começaram no sábado com o lançamento do hino oficial do município e a finalíssima do concurso A Voz Estudantil, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura. Também foi destaque a participação de artesãos locais.
O hino
Para a escolha da letra e da melodia foi realizado um concurso em 2021. O vencedor do Hino Oficial de Jaguaré foram Gabriel dos Santos Maroni e Hugo Silva Rocha. Pensado com o objetivo de expressar o espírito cívico e de amor a Jaguaré destacando a preservação das suas tradições, origem e história, cultura, belezas naturais, seu povo, economia e projeção futura.
A letra ainda busca exaltar os aspectos históricos e culturais do de Jaguaré e representar e promover o município. O hino também passa a integrar o conjunto dos símbolos municipais como prevê o Art. 6º da Lei Orgânica do município. Conheça a letra abaixo:
HINO MUNICIPAL DE JAGUARÉ
Compositores: Hugo Rocha e Gabriel Maroni- 2022
Surge ao norte do Espírito Santo
Pioneiros a lutar,
A esperança de um povo trabalhador:
Novas terras desbravar.
Reunidos a buscar por nossos ideais
Seu legado está acima do poder,
Jaguaré!
Povo unido e solidário
Em busca do bem comum.
Seu futuro nasceu da união,
Seu destino é vencer!
Lutarei pelo meu povo
Como nossos ancestrais.
Do trabalho cresce o seu valor,
Sou teu filho Jaguaré!
Da madeira até agricultura,
De seus grãos até a pecuária,
Da riqueza do trabalho e da educação,
Do amor de sua população.
Sua cultura enaltece nossos ideais,
Lutarei por ti enquanto eu viver,
Jaguaré!
Povo unido e solidário
Em busca do bem comum.
Seu futuro nasceu da união,
Seu destino é vencer!
Lutarei pelo meu povo
Como nossos ancestrais.
Do trabalho cresce o seu valor,
Sou teu filho com orgulho JAGUARÉ!