JAGUARÉ: O prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, decretou nesta terça-feira, 20 de dezembro, Estado de Emergência no município. O motivo é o elevado volume de água das chuvas intensas que atingiram e continuam atingindo o município nos últimos dias. O decreto declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por tempestades.
Com o decreto, o prefeito confere ampliação das condições para os órgãos do município responderem mais efetivamente aos efeitos dos problemas causados pelas intensas chuvas com ações imediatas. As tempestades causaram o aumento repentino do volume de água nos rios represas e aterros. Esse aumento causou alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas trazendo prejuízos para proprietários e para a sociedade.
Desastres
Os problemas verificados foram várias pessoas desalojadas, sem condições de saírem de suas residências, no caso de algumas famílias, ou de voltarem para elas, no caso de outras. Verificou-se também que várias comunidades estão isoladas em função do impedimento do tráfego nas estradas do município, com rompimento de diversos aterros e barragens.
No Decreto, a Prefeitura caracteriza o desastre como sendo de nível II (quando os desastres são de médio porte em intensidade e caracterizados com prejuízos significativos) e tendo em vista a tendência de aumento ou continuidade das chuvas intensas, verificou-se a possibilidade de agravamento da situação. Desde que as chuvas começaram a atingir o município, o prefeito Marcos Guerra tem visitado os locais mais afetados e se reunido com sua equipe e a Coordenação da Defesa Civil para a adoção de medidas que garantam a minimização dos efeitos das chuvas à população jaguarense.
“Estamos atentos e tenho pedido a todos nossos colaboradores o maior empenho possível no sentido de minimizar os danos causados pelas chuvas que têm castigado intensamente nosso município. A orientação para a Defesa Civil e outros órgãos é um trabalho de análise e fiscalização diária nas áreas afetadas”, ressaltou Marcos Guerra.
Acesso a recursos
Por meio do Decreto de Emergência, o município poderá ter acesso a recursos federais e estaduais de forma facilitada para custear ações para a recuperação do município. A Prefeitura poderá solicitar recursos para reconstrução de infraestrutura pública afetada ou danificada pelo desastre, solicitar recursos para assistência humanitária e recursos federais para obras emergenciais de prevenção para a redução de desastres, além de materiais de proteção e defesa civil.