Ao longo dos últimos dias governador reeleito Renato Casagrande (PSB) divulgou o nome dos secretários que vão compor o primeiro escalão do governo do Estado. Ao menos 18 dos 26 integrantes dizeram parte do secretariado da gestão encerrada no sábado (31).
O governador Renato Casagrande (PSB) assumiu, neste domingo (1º), o seu terceiro mandato à frente do Palácio Anchieta.
A sessão solene de posse de Casagrande e de seu vice, Ricardo Ferraço (PSDB), aconteceu na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na Enseada do Suá em Vitória.
Veja os nomes do secretários abaixo.
Secretários
– Vice-governador Ricardo Ferraço (PSDB)– assume a pasta de Desenvolvimento, mas já foi secretário estadual da Agricultura e de Infraestrutura em gestões anteriores do ex-governador Paulo Hartung (sem partido).
– Valésia Perozini (PSB) – Chefia de Gabinete – Atual chefe de Gabinete do governador, vai ocupar o posto pela terceira vez, pois também exerceu a mesma função no primeiro governo de Casagrande, de 2011 a 2014. É formada em Direito e especialista em Direito Eleitoral. Foi chefe de gabinete durante toda a trajetória política de Casagrande e é considerada uma pessoa de sua total confiança.
– Jasson Amaral – Procuradoria-Geral do Estado – Atual procurador-geral do Estado, é procurador de carreira desde 2010. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Público pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
– Enio Bergoli – Secretaria da Agricultura – Engenheiro agrônomo, foi presidente do Incaper, onde é servidor de carreira, de 2003 a 2008. Foi secretário da Agricultura de 2009 a 2014. Comandou o DER-ES de agosto de 2016 e agosto de 2018 e de janeiro de 2021 até o final de 2022 foi secretário municipal de Serviços da Serra.
– Davi Diniz (Cidadania) – Secretaria da Casa Civil – Atual secretário da Casa Civil, é servidor de carreira da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) desde 2008 e especialista em gestão pública e governamental desde 2010. Foi diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), de 2013 a 2014 e secretário de Economia e Planejamento em 2014.
– Jocarly Aguiar Junior – Secretaria da Casa Miltar – Atual secretário da Casa Militar, é bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão Integrada de Segurança Pública pela Faesa. Ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em 1994, foi comandante do Batalhão de Missões Especiais (BME) e já exerceu os cargos de diretor do Centro de Detenção Provisória de Guarapari e de gerente de segurança do Iases.
– Fabricio Noronha – Secretaria da Cultura – Atual secretário da Cultura e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. É graduado em Artes Plásticas pela Ufes, artista e produtor cultural. Antes de assumir o comando da Secult, desenvolveu projetos culturais nas áreas de tecnologia, educação e cultura.
– Vitor de Angelo – Secretaria da Educação – Atual secretário da Educação, é professor de Sociologia Política e doutor em Ciências Sociais.Coordenou a campanha de Casagrande à reeleição, em 2022. No biênio 2021-2022, foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed.)
– Marcelo Altoé – Secretaria da Fazenda – Atual secretário da Fazenda, é auditor do Estado na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), onde exerceu o cargo de subsecretário de Integridade Governamental. É mestre e doutor em Direito e professor da graduação e pós-graduação de Direito Tributário da FDV.
– André Garcia – Secretaria da Justiça – Foi secretário estadual da Segurança Pública duas vezes (2010, 2013-2018), de Ações Estratégicas (2011) e da Justiça (2012). É procurador do Estado de Pernambuco licenciado, mestre em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco e doutorando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
– Miguel Paulo Duarte Neto – Secretaria da Saúde – Natural do Rio Grande do Sul, é economista, administrador e especialista em Finanças, Controladoria e Administração Hospitalar. Foi diretor-geral do Hospital Estadual Central de 2020 a 2022 e tem experiência na área de gestão ligada a Organizações Sociais (OS).
– Alexandre Ramalho (Podemos) – Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – É coronel da Polícia Militar, tendo ingressado na coorporação em 1991. Disputa a sua primeira eleição. Ramalho deixou a Secretaria de Estado da Segurança Pública com intenção de ser candidato ao Senado, mas acabou candidato a deputado federal.
– Edmar Camata – Secretaria de Controle e Transparência – Está à frente da Secont desde 2019, quando se licenciou da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição na qual ingressou em 2006. É formado em Direito pela Ufes e mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Espanha). Em dezembro de 2022, foi indicado para o cargo de diretor-geral da PRF pelo ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), mas a indicação foi retirada 24 horas depois.
– Ricardo Ferraço (PSDB) – Secretaria de Desenvolvimento – Foi vereador de Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal, deputado estadual, deputado estadual e senador. foi eleito vice-governador na chapa do governador reeleito Renato Casagrande (PSB) na eleição 2022.
– Nara Borgo (PSB) – Secretaria de Direitos Humanos – Advogada, assumiu a Secretaria de Estado de Direitos Humanos em 2019. Antes disso, foi secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória (2016-2018). É mestre em Direito pela Uniflu e professora de Direito Penal da FDV
– Álvaro Duboc – Secretaria de Economia e Planejamento – Foi secretário de Economia e Planejamento de 2019 a 2021 e de Governo, em 2022. Também foi secretário estadual de Ações Estratégicas de 2012 a 2014. É bacharel em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário UDF e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuou como delegado da Polícia Federal por 32 anos.
– José Carlos Nunes (PT) – Secretaria de Esportes e Lazer – Ex-deputado estadual (2015-2019), foi presidente da Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo (CUT-ES) por três mandatos. Em 2022 coordenou a campanha da presidente estadual do PT, Jack Rocha, a deputada federal.
– Marcelo Calmon – Secretaria de Gestão e Recursos Humanos – Está à frente da Seger desde 2019 e é servidor de carreira do Estado desde 2010. Também já atuou como subscretário estadual de Gestão. É graduado em Direito e Ciências Contábeis, tem especialização em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão de Saúde.
– Maria Emanuela Pedroso (Podemos) – Secretaria de Governo – Foi secretária de Economia e Planejamento (2022) e e subsecretária estadual de Governo (2021). Foi prefeita de Alto Rio Novo (2013-2016) e secretária de Governo, Administração e Finanças de Viana (2017-2019). É formada em Direito pelo Centro Universitário do Espirito Santo (Unesc) e especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
– Fabio Damasceno (PSB) – Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura – Atual secretário de Mobilidade e Infraestrutura, nasceu em São Paulo e é graduado em Engenharia Civil, com especialização em transportes pela Faculdade de Engenharia Industrial São Bernardo do Campo. Foi secretário dos Transportes e Obras Públicas de 2011 a 2014 e atua na área de transportes desde 1996.
– Jacqueline Moraes (PSB) – Secretaria de Políticas para as Mulheres – Vice-governadora do Estado na gestão de 2019 a 2022, atuou durante todo o mandato em ações voltadas para as mulheres, mesmo sem ser titular de alguma pasta. Iniciou sua vida política nos movimentos comunitários e já foi vereadora de Cariacica de 2013 a 2016.
– Marcus Vicente (PP) – Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano – Comandou a mesma pasta de 2019 a abril de 2022, quando deixou o cargo para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não obteve sucesso. É presidente estadual do PP, já cumpriu quatro mandatos de deputado federal, foi vereador e prefeito de Ibiraçu. Também já foi vice-presidente e presidente da CBF.
– Cyntia Figueira Grillo – Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social – Está no comando da Setades desde abril de 2020. Antes, foi secretária de Assistência Social de Venda Nova do Imigrante, presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases) e subsecretária de Trabalho na Setades.
– Felipe Rigoni (União) – Secretaria do Meio Ambiente – Deputado federal em primeiro mandato, foi eleito pelo PSB, mas saiu do partido por divergências nas votações na Câmara dos Deputados. Tentou se reeleger em 2022, mas seu atual partido não atingiu a quantidade mínima de votos necessários.
– Flavia Mignoni – Superintendência de Comunicação Social – Vai comandar a Secom pela terceira vez. Atual titular da pasta, ela também ocupou o posto durante o primeiro mandato do atual governador, entre 2011 e 2014. É jornalista e marqueteira política.
– Bruno Lamas (PSB) – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação – Bruno Lamas tem 45 anos é empresário, formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública. Foi secretário estadual do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social de 2019 a 2020. Foi eleito vereador três vezes na Serra (2000, 2008 e 2012) e deputado estadual por dois mandatos.
– Weverson Meireles (PDT) – Secretaria de Turismo – Presidente do PDT no Espírito Santo, Weverson Meireles tem 31 anos, é formado em administração pela Ufes e filiado ao PDT desde os 16 anos. Foi subsecretário estadual de Esportes e Lazer entre 2019 e 2020. Atuava como secretário-chefe de gabinete na prefeitura da Serra até o final de 2022, foi líder estudantil secundarista, presidente da juventude do PDT por 10 anos e chefe de gabinete da secretaria de políticas públicas e emprego no Ministério do Trabalho e Emprego e chefe de gabinete de Sérgio Vidigal quando deputado federal.