JAGUARÉ: Inicia neste domingo a 9ª Semana Cultural Italiana, a festa mais familiar da Cidade. Para esta edição são inúmeras as novidades, como um novo e amplo espaço no antigo campo do Botafogo, o Spazio Bambino e o ‘Tombo da Polenta’. Realizada pela Amitaj, com todo apoio da sociedade jaguarense, a Festa promete ser o momento em que a família se reúne, para lembrar de seus antepassados e resgatar seus valores. Toda a festa vai de 28/07 a 03/08, para os ‘nascidos no Brasil e com Raízes Italianas’.
Um novo espaço
Um dos coordenadores da Semana Cultural Italiana, Zico, explica que a mudança de local é uma necessidade baseada nos números de público crescente de 30% nos últimos três anos. Destaca que ao sair do lado da Prefeitura, se ganhará de 400 para 600m² de cobertura. “Teremos esta grande mudança para garantir mais conforto e segurança para as famílias que vem participar deste momento tão gostoso, e claro, sem perder o charme de se realizar um momento como este em um grande pavilhão”.
Ainda de acordo com a Amitaj a nova área proporcionará uma melhor estrutura para a cozinha e bares, além de permitir mais cadeiras e mesas. “A Lojinha da Amitaj estará comercializando itens da festa, como canecas, taças, camisas, embornal, boinas, suspensório para todos entrarem no clima italiano.” – lembram os organizadores.
Para este ano as crianças terão um espaço especial e todo preparado para proporcionar atividades lúdicas, com segurança, para as crianças enquanto os pais aproveitam a festa. Este será o Spazio Bambino (muitos vão falar espaço kids, mas aqui é festa da Cultura Italiana).
E como uma boa família italiana, toda a festa começa ás 7:30horas, na Matriz de São Cipriano, como a missa sendo celebrada em italiano. Ainda acontecerá o ‘tombo da polenta’, serão mais de 100kg preparados pela equipe que vem de Marechal Floriano. A programação da semana pode ser conferida n cartaz abaixo.
Uma ação que nasce do coração
Tantas mudanças para esta nona edição está gerando uma gama ainda maior de serviços. Sem apoio de órgãos públicos (Prefeitura de Jaguaré ou Câmara Municipal de Vereadores) tudo é custeado pelo trabalho voluntário da sociedade jaguarense, empresários locais e o que é vendido no dia. A Amitaj destacou que os custos deste ano ultrapassarão os R$ 50 mil, em estrutura, som e shows.
“Este movimento é fruto do voluntariado, do amor que se tem pela tradição, pelas raízes, pela família. Trabalhamos tanto porque nossa recompensa é ver as crianças tendo o contato com seus nonos e apreendendo a amar suas raízes. Para nós, mais que qualquer esforço, a maior recompensa é a valorização de nossas famílias”- finalizou o empresário.