JAGUARÉ: Com o objetivo de garantir qualidade de vida e melhorar o escoamento das águas das chuvas e esgoto, a Prefeitura de Jaguaré, por meio do Saae, em parceria com as secretarias de Obras e de Transportes, está em fase final dos serviços de recuperação da rede de drenagem da região sul da cidade. As obras sofreram atraso devido às fortes chuvas do início do ano.
As intervenções serviram para desobstruir e trocar parte da rede de esgoto e vão beneficiar cerca de 5.000 moradores da região que envolve os bairros Grande Seac, Riviera, Irmã Teresa e Novo Tempo. A iniciativa garante melhor qualidade de vida para a população, em especial do Bairro Seac que, devido a avarias na rede vinha sofrendo com transbordo de dejetos nas vias públicas, principalmente na Rua Rio Bananal.
A rede antiga havia sido instalada há mais de 40 anos e as manilhas estavam quebradas. Diretor do Saae, Valmir Cristo também pediu a participação da comunidade. “Nós pedimos que todos contribuam evitando lançar entulho e lixo nas ruas. Isso acarreta sérios problemas para as comunidades, pois o lixo jogado nas ruas vai entupir as galerias pluviais”, destacou.
As obras também têm uma importância ambiental, pois, vão evitar que o esgoto seja derramado no Córrego das Abóboras, procedimento que, em breve será destinado para todos os efluentes do município. Toda a intervenção emergencial, que passa para a fase de recomposição do calçamento, teve vários imprevistos e utilizou 12 funcionários e maquinário pesado, entre eles, caminhão jateador, pá mecânica, retroescavadeira, e diversas caçambas.