JAGUARÉ: O ano de 2023 começa com o alerta ligado para o combate à dengue em Jaguaré. A Prefeitura do município, por meio da Secretaria de Saúde está reforçando as ações diárias dos agentes de endemia. Nos locais onde são notificados os casos de dengue, a Secretaria realiza o bloqueio com o carro fumacê.
Nesse sentido, a Secretaria de Saúde de Jaguaré, por meio da Coordenação em Vigilância Ambiental, alerta para os bairros que apresentam índice alto com risco de transmissão da doença (acima de 1%). É o caso dos bairros Irmã Teresa (2,17%), Seac (4,67%), Novo Tempo (5,47%) e Nova Esperança (5,71%), onde estão sendo encontrados inúmeros focos de proliferação do mosquito. A maioria dos focos encontra-se dentro das residências.
Além das ações da Prefeitura, o cidadão também pode contribuir para a redução do problema. Os moradores são incentivados a limpar regularmente seus quintais. Os pequenos depósitos móveis – latinhas, tampinhas, pequenas garrafas e outros são propícios para a proliferação do mosquito. Outras orientações são sobre a maneira correta de estocar pneus, garrafas e outros objetos.
É aconselhável estar atento quanto aos sintomas da doença. Os principais são: febre alta; dores musculares; dor no fundo dos olhos; náuseas e vômitos; dores fortes de cabeça; perda do paladar e apetite, além de hemorragia nasal (sangramento pelo nariz). Na presença desses sintomas deve-se procurar ajuda especializada imediatamente.