NOVA VENÉCIA: Técnicas pedagógicas da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme, o coordenador Estadual do Paes, a gerente da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Sedu e a coordenadora Municipal do Paes em Nova Venécia no primeiro dia da formação
A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023, no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito santo (ESESP), em Vitória, participou do Encontro Pedagógico, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), para orientação quanto à utilização dos materiais suplementares de apoio pedagógico, fornecidos pelo Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
O evento, que tem como finalidade dialogar sobre as concepções dos materiais pedagógicos e orientar sobre o planejamento coletivo mensal, é voltado para assessores do Regime de Colaboração (Estado/Município) ou os técnicos responsáveis pelo Paes nas Regionais e os coordenadores Municipais.
A coordenadora Municipal do Paes em Nova Venécia esteve presente ao encontro, acompanhada de membros da Coordenação do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Seme. “As orientações sobre a forma de trabalho com o material suplementar de apoio pedagógico serão multiplicadas pelas formadoras da Seme. Um calendário já foi elaborado e as formações acontecem uma vez ao mês para os professores de 1º ao 5º ano da rede.
Os materiais pedagógicos do Paes apresentam uma abordagem educacional contextualizada, crítica e significativa, que considera as especificidades territoriais, étnicas, culturais e identitárias dos estudantes capixabas, de modo que professores e estudantes atuem de maneira ainda mais reflexiva no processo educativo.
Dentre os materiais que os estudantes recebem, constam a Coleção Paes Alfabetização 1º, 2º e 3º anos – 2023 – de língua portuguesa, o Caderno de Matemática – 4º ano (desenvolvido a partir dos resultados do Paebes-2018), cartazes e livros de literatura infantil de autores capixabas. Há ainda o livro do professor com orientações sobre como trabalhar com o material.
A partir de 24 de fevereiro, a Sedu inicia a entrega aos municípios, e umas das orientações é dar início ao trabalho com o material já em 13 de março.