ES: O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta segunda-feira (20), uma Aula Magna na abertura do ano letivo do curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizada no Cine Metrópolis, no Campus Goiabeiras, em Vitória. A palestra teve como tema “Novas ideias para novos desafios”, abordando os principais assuntos a serem tratados hoje pela sociedade: a estabilidade institucional; o combate à pobreza e à fome; e o enfrentamento às mudanças climáticas.
Casagrande destacou a necessidade de fortalecimento das instituições no Brasil e em todo mundo. “Essa não é um desafio exclusivo nosso, mas o País teve uma prova nesses últimos anos com as instituições sendo tensionadas. A nossa democracia é ainda jovem, mas vivemos o maior período democrático de toda nossa história recente. O Espírito Santo é reconhecido pela boa relação entre as instituições e com a sociedade. Afinal, são as instituições que dão o tom do desenvolvimento de um município, de um estado e de uma nação”, afirmou.
O governador falou também sobre a importância do combate às desigualdades, sobretudo, no contexto pós-pandemia, em que houve um aprofundamento da pobreza em todo mundo. “Aqui no Estado também observamos essa desigualdade, mas estamos avançando em políticas públicas para combater a pobreza e a fome. Somos o segundo estado com a melhor segurança alimentar do País e temos um programa de complementação de renda, que é o Bolsa Capixaba. Outra forma de combater a pobreza é investir em educação”, apontou.
Presidente do Consórcio Brasil Verde, organizado pelo Governadores pelo Clima, Casagrande destacou a importância dos estados se organizarem no enfrentamento às mudanças climáticas. “Na semana passada, consolidamos a criação do Consórcio e buscamos agora que todos os estados tenham seus planos de neutralidade de carbono e sobre mudanças climáticas. Com a ajuda da universidade, estamos fazendo o nosso plano de neutralidade de carbono”, reforçou o governador, que relembrou sua formação acadêmica e o início da sua vida profissional.
“O curso de Direito da Ufes é reconhecido e respeitado em todo o Brasil. Também sou formado em Direito, fiz o curso em Cachoeiro de Itapemirim, mas me formei antes em Engenharia Florestal na Universidade de Viçosa (MG). Assim que me formei em Viçosa, voltei para Castelo, pois tinha um desejo de retornar à minha cidade e poder exercer minha profissão. Voltei para Castelo e comecei a trabalhar na prefeitura no desenvolvimento rural e na educação ambiental. E à noite eu iniciei o curso de Direito. Nesse meio tempo me candidatei a deputado estadual, venci e no último ano da faculdade eu ia e voltava de Vitória a Cachoeiro todos os dias”, disse Casagrande.
O reitor da Ufes, Paulo Sergio de Paula Vargas, agradeceu a presença do governador na Aula Magna do curso de Direito. “Estamos iniciando hoje mais um ano letivo. É uma alegria vermos nossa Universidade retomar suas atividades. Casagrande é um parceiro da Ufes e tem sido fundamental no incentivo à pesquisa por meio da Fapes [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo] e de outros órgãos do Governo do Estado”, pontuou.
Também estiverem presentes, o vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton; o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; o diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), Hélio Zanquetto Filho; o coordenador geral do Centro Acadêmico de Direito, Hilquias Crispim; além de dirigentes de autarquias, José Elias Marçal (IPAJM) e Lindomar Gomes (Departamento de Imprensa Oficial) . A mediação da palestra foi feita pela estudante Julia Cipriano.