JAGUARÉ: A Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef Cipriano Cocco está realizando, neste mês de março, uma série de ações com os alunos junto à comunidade para promover conscientização sobre a atenção aos focos do mosquito aedes aegypti, além de orientar corretamente sobre os sintomas da dengue.
A partir dos conceitos de habilidade em Leitura e Escrita, os alunos produziram um panfleto com informações sobre a dengue, que foi confeccionado pela escola. Os panfletos são utilizados para debates nas salas de aula, além de depositá-los nas caixas de correio dos moradores. Alguns alunos também estão sendo incentivados a produzirem material próprio, à mão livre, e posterior distribuição na cidade. Nos turnos da manhã e da tarde são aproximadamente 521 alunos entre 6 e 12 anos de idade. Contando com o turno da noite são cerca de 650 alunos nos três turnos na escola.
O panfleto produzido contém informações, transmitidas de uma maneira simples, com o objetivo de conscientizar sobre os cuidados com vasilhames, pneus, caixas d’água e outros utensílios, além de informações sobre os sintomas da dengue. Os conteúdos trabalhados abordam a conscientização sobre a importância de evitar focos do mosquito causador da dengue e a responsabilidade de cada cidadão no combate ao mosquito, que pode levar à morte.
O mais recente boletim divulgado pela Secretaria da Saúde registra 40 notificações e 07 casos confirmados de dengue em Jaguaré. A Secretaria de Saúde informa que o trabalho de prevenção e combate ao mosquito é realizado regularmente, através da ação dos agentes de endemia que realizam visitas às casas e o carro fumacê. A Prefeitura orienta os moradores a manterem os quintais limpos, pois, a maioria dos focos é encontrada dentro das residências.