ES: Com o intuito de fomentar a implementação dos Temas Integradores em sala de aula, a Secretaria da Educação (Sedu) vem disponibilizando por meio do site do Currículo Sedu (CLIQUE AQUI E ACESSE) os Cadernos Metodológicos. As publicações visam delinear ferramentas estratégicas de natureza socioemocionais e cognitivas para que os estudantes possam tomar decisões claras, objetivas e salutares para o bem-estar de cada um.
Em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o primeiro volume da publicação introduz a discussão sobre a “Educação Fiscal”, apresenta informações sobre a temática e pontua a importância de abordar este assunto com os estudantes em todas as etapas da educação a fim de desenvolver conhecimento de como funciona a gestão de recursos públicos, a formação de um cidadão consciente e da cidadania fiscal.
A assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide de Camargo, lembra da importância da formação de uma sociedade que tenha capacidade para auxiliar no controle da arrecadação e na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
“O caderno exibe um histórico com relevantes informações sobre a Educação Fiscal que deve ser abordada de forma contextualizada, visando formar um cidadão consciente, reflexivo e mobilizador, contribuindo para a transformação social”, completou.
O material também tem o objetivo de compartilhar conhecimentos e interagir com a sociedade sobre a origem dos tributos, sua função social na atualidade, processos para organizar sua aplicação e o controle social dos recursos públicos, a partir da adoção de uma abordagem didático-pedagógica.
“Trata-se de uma ação de grande importância para a Rede Estadual de Ensino e para os jovens estudantes capixabas, uma vez que busca esclarecer a função socioeconômica dos tributos, aumentando a percepção dos estudantes sobre a gestão fiscal e a importância dos tributos na construção de um Estado de bem-estar social”, pontuou.
Clique AQUI e confira o Caderno Metodológico de Educação Fiscal na integra