JAGUARÉ: Com o objetivo de integrar as ações de Segurança Pública no Município foi instalado, na tarde desta terça-feira 11.04, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal. A primeira reunião ficou marcada por definições de ações para garantir maior segurança nas escolas municipais, como a restrição no acesso, e iniciado processo para contratação de porteiros.
Iniciando o momento o Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, que presidirá o GGIM, frisou que a Prefeitura de Jaguaré não está assumindo a Segurança Pública. Explicou que por meio do GGIM será possível auxiliar, de forma menos burocrática, as ações dos agentes de segurança.
“Precisamos começar o processo de segurança das famílias, dentro de casa! Depois, a Prefeitura faz a sua parte, a sociedade e as polícias também. A criação do GGIM é uma constatação de que estamos buscando meios de garantir mais segurança para a população. Quanto à segurança nas escolas, felizmente não temos casos como os verificados recentemente no País. Mas, estamos empenhados em fazer o que cabe à Prefeitura pensando em todas as formas de prevenção e na parceria com a PM na repressão à criminalidade”, afirmou o prefeito Marcos Guerra que, entre as medidas já anunciadas (Aqui), assinou Decreto que proíbe acesso de pessoas estranhas ao interior das unidades escolares.
Segundo o superintendente Regional de Polícia Civil, Fabrício Dutra, o município está no caminho certo e destacou o protagonismo do prefeito Marcos Guerra na instalação do GGIM. “Jaguaré está dando exemplo em iniciativa para a comunidade. Porque, primeiro é preciso ouvir a comunidade e o GGIM tem essa particularidade, de reunir as forças locais e buscar soluções. É o que todos os municípios deveriam fazer, construir uma estrutura como essa. Jaguaré está de parabéns! E aproveito para anunciar que em breve o Município participará do projeto Cerco Inteligente desenvolvido pelo Governo do Estado”, afirmou Fabrício Dutra.
Participação da sociedade
O GGIM é um órgão colegiado de caráter deliberativo e executivo tendo como presidente o prefeito, Marcos Guerra. Criado em abril deste ano, o Gabinete entre em funcionamento imediatamente com o objetivo de facilitar as ações de segurança no município. Além de reunir as polícias Militar e Civil, o Gabinete conta com representantes de todo o secretariado e outras instituições que atuam com prevenção e combate à criminalidade.
O evento contou com a participação de Luciana Menezes, gerente de Integração Institucional e Comunitária da Secretaria Estadual de Segurança Pública – SESP, que esteve representando o Cel. Alexandre Ofranti Ramalho, o superintendente regional de Polícia Civil, Fabrício Dutra e o presidente da Câmara de Vereadores, Tião Soprani, os vereadores Jean Costalonga, Elizeu Ribeiro, Jair Sandrini, Ricardo Barros e Penha Betim, além vários secretários e representantes de entidades organizadas.