JAGUARÉ: Na tarde desta quinta-feira, 12/04, os alunos do oitavo ano da Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco, na Comunidade do Córrego do 18, participaram de uma roda de conversa com o tema “A população de Nossa Região”. O objetivo do encontro foi conhecer como se deu o surgimento e a evolução social e cultural da região em um clima que serviu para fortalecer vínculos.
O evento contou com a participação da secretária de Turismo do município, Vera Backer, e um grupo de moradores daquela região (veja Galeria de Fotos abaixo). Os habitantes mais antigos contaram para os estudantes suas contribuições no passado para o desenvolvimento da localidade, ações importantes que fizeram com que a comunidade ainda possa existir atualmente.
“A Secretaria de Turismo de Jaguaré quer incentivar a valorização de nossa cultura e nossa história. E essa atividade realizada pelos professores é de extrema importância para os meninos, que vão crescer conhecendo um pouco mais da sua história e, assim, poder desenvolver maior respeito pelo seu lugar, pela escola e os colegas”, destacou a secretária Vera Backer.
Os estudantes tiveram a oportunidade de tirar várias dúvidas sobre como eram as festividades da época, os encontros religiosos, a origem da charqueada (traço histórico e cultural importante da região e do município), entre outros diversos assuntos. Além do bate papo agradável, eles apreciaram a recitação de um poema declamado por uma das professoras presentes. Ao final, a moradora Maria Nati Vidade Monteiro Bartolomeo, deixou o recado para a turma e todos que estavam presentes naquele momento.
“Vocês que são jovens, dediquem-se e busquem sempre alcançar seus objetivos com respeito ao próximo, com solidariedade, valorizando a família, o ambiente escolar e os professores. E, o mais importante, nunca esqueçam a suas raízes a qual vocês fazem parte”, destacou Dona Maria. Ela ainda ressaltou a importância da unidade escolar na comunidade “Quando éramos jovens não tínhamos toda essa estrutura que vocês possuem hoje para realizar suas atividades e desvendar os seus conhecimentos, por tanto deem valor ao que tem hoje”, concluiu.