JAGUARÉ: Técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de Jaguaré – Seme participaram nesta quarta-feira, 10, de encontro com técnicos da Superintendência Regional de Educação de São Mateus sob o tema “Dados como Mediadores da Aprendizagem”. O objetivo do evento foi explanar sobre as medidas da inédita Pactuação de Metas que serão encaminhadas para as escolas. A repactuação está sendo realizada com as redes municipais dentro do contexto de atuação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – Paes, que é uma política pública para fortalecer a aprendizagem das crianças da Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.
“Estamos conversando com as equipes de técnicos pedagógicos para fazer essa repactuação que vão fazer a pactuação com os diretores de escolas. Essa pactuação significa a entrega de metas educacionais para as turmas dos anos iniciais, de 2º e 5º ano visando à melhoria na qualidade da educação desse segmento”, explicou o assessor de Regime de Colaboração da Superintendência, Judson Albino Coswosck. Ele lembra também que cada município terá a sua meta e a partir dela, cada escola também terá a sua meta a cumprir num processo de corresponsabilização para todos os envolvidos com a educação.
Jaguaré entre os melhores do Estado
O secretário Municipal de Educação, Admilson Castro, lembra que a meta é direcionamento dos trabalhos da Secretaria e que vai organizar todas as ações. “Jaguaré está entre os 20 municípios que mais cresceram nos índices de educação no Estado. Isso é fruto de uma determinação do Governo Municipal e um trabalho sério e dedicado de todos os profissionais” afirmou o secretário. O próximo passo, segundo o secretário, será a reunião com os diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino que será promovida pela Seme na próxima semana.
Jaguaré foi um dos municípios com maior crescimento no Estado nos anos iniciais do Ensino Fundamental alcança destaque entre os municípios componentes da região, em especial no 5º ano em que Jaguaré tem melhores resultados. “Em termos de Estado, Jaguaré está entre os municípios com melhores resultados após a pandemia. Isso porque houve a iniciativa da Seme de voltar às aulas junto com a rede estadual, após a pandemia. Parte do crescimento de Jaguaré também tem a dedicação dos funcionários da Secretaria, profissionais, direções de escolas atuantes e a qualidade da educação que o município oferta”, concluiu Judson Coswosck.
Números
– 20º em crescimento no Paebes Alfa no Estado em Língua Portuguesa
– 8º maior crescimento no Paebes Alfa no Estado em Matemática
– 7º maior crescimento no Paebes no Estado (5º ano), em Língua Portuguesa
– 6º maior crescimento no Paebes (5º ano) no Estado em Matemática
– Município está entre os 10 que mais melhoraram os índices após a pandemia