JAGUARÉ: Nesta quinta-feira à noite, 18, o prefeito Marcos Guerra assinou Ordem de Serviço para a realização de obras de reforma e ampliação da Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm Giral. A solenidade de assinatura foi realizada no pátio da escola com a presença de um bom público local, além de autoridades municipais. A intervenção, que será realizada mediante parceria com o Governo do Estado, por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral – Proeti.
Investimentos
Os investimentos são da ordem de 1,1 milhão de reais (R$1.159.318, 45 – um milhão, cento e cinquenta e nove mil, trezentos e dezoito reais e quarenta e cinco centavos). As obras garantirão melhorias no ambiente escolar da comunidade e ampliarão o atendimento aos alunos. Atualmente, a escola, atende 113 alunos e, com a reforma, passa a contar com duas novas salas de aula. Secretaria de Educação encaminhou, esta semana, documentos para iniciar licitação para obras na Ecorm Japira. Para o prefeito Marcos Guerra, investimento em educação é fundamental para a sociedade.
“Educação é tudo, é fundamental na vida do ser humano e é nosso compromisso oferecer o melhor nessa área. Teve um tempo que se cogitou fechar essa importante escola, mas, entendemos a importância dessa escola para o município e, quando nós assumimos, aceitamos o desafio de investir aqui reformando e ampliando a escola. Foi assim que saltamos 59ª posição para a 8ª posição no Estado em investimentos na Educação. E estamos realizando mais investimentos nos próximos dias com intervenções em outras escolas”, ressaltou Marcos Guerra.
Melhoria da qualidade
Além de reforma e ampliação de escolas, a Prefeitura já efetuou a compra de computadores, a entrega de kit escolar e kit uniforme, além de instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as escolas do município. Em breve, a Prefeitura dará início à construção de uma moderna escola com oito salas em Barra Seca, em um investimento de mais de 7 milhões de reais e reforma e ampliação na escola de Fátima com investimento de quase 4 milhões de reais. “Estamos trabalhando a valorização das escolas do município, em especial as escolas do campo num verdadeiro salto de qualidade. São muitas obras para o fortalecimento da educação no campo de Jaguaré”, destacou o secretário municipal de Educação, Admilson Castro.
A Ecorm Giral atualmente atende 113 alunos, capacidade que passará para cerca de 170 estudantes. A escola contará com duas novas salas de aula, ampliação do refeitório e da sala dos professores, que receberá banheiro adaptado para os funcionários. A reforma vai incluir a troca de janelas e portas, nova pintura, reparos no telhado, revisão de toda a parte elétrica e hidráulica, bem como um novo projeto para o muro e fachada da escola, entre outras ações. Serão construídos novos banheiros acessíveis, um feminino e outro masculino, para atender com mais qualidade os alunos.