NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta sexta-feira (19), no auditório da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, realizou uma formação para subsidiar a implementação do Projeto Xadrez Pedagógico nas escolas do município.
O vice-prefeito, a secretária Municipal de Educação, o secretário Municipal dos Esportes, técnicos pedagógicos da Seme, a representante da Superintendência Regional de Educação (SRE) – assessora de Regime de Colaboração – e representantes de pais e dos Conselhos das Escolas estiveram presentes ao encontro que contou com a contribuição do professor Charles Moura Netto, instrutor internacional de xadrez e membro da Comissão Mundial de Xadrez nas escolas – FIDE -, e aconteceu em formato de palestra para os profissionais das duas escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Nova Venécia.
Com o objetivo de alinhar as ações necessárias para a implementação do Xadrez Pedagógico e suas vertentes nas escolas, como estratégia pedagógica capaz de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, melhorando o seu desempenho acadêmico e fortalecendo suas habilidades cognitivas e socioemocionais, a palestra teve como foco a sensibilização do público presente.
O projeto que Nova Venécia está implantando é reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez e contará com recursos do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) para custeá-lo desde a formação dos profissionais à aquisição de materiais pedagógicos para sua execução.
A formação dos professores está prevista para os meses de junho, julho e agosto de 2023, com carga horária mínima de 40 horas, distribuídas em 16 horas presenciais e 24 não presenciais.
Inicialmente a implementação acontece na EMEFTI “Bairro Altoé” e na EMEFTI “Professora Arlene Geraldo” compreendendo a parte diversificada do Currículo, denominada como disciplinas eletivas. Dois murais, 60 tabuleiros de xadrez e dez relógios serão os materiais pedagógicos adquiridos para o desenvolvimento das novas aulas.
A secretária Municipal de Educação já participou de outros projetos de xadrez no Estado e garante que este é um instrumento pedagógico de grande relevância. “É comprovado o êxito do jogo de xadrez como ferramenta educacional. Nosso intuito é promover a expansão dessa atividade para as escolas da rede municipal”, declarou a gestora.