NV: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última terça-feira (30), realizou a reunião periódica com diretores escolares e contou com a participação do prefeito e de técnicos pedagógicos da Superintendência Regional de Educação (SRE), além da secretária Municipal de Educação e dos técnicos pedagógicos da Seme, que conduziram a agenda de trabalho.
A assessora do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) na SRE, Luziene Rodrigues de Vete, fez a entrega ao prefeito da pactuação das metas definidas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para o município veneciano. O chefe do executivo e a secretária Municipal de Educação assinaram a pactuação entre estado e município e fizeram a entrega das metas das escolas para os respectivos diretores das unidades de ensino.
Saulo Andreon, coordenador Estadual do Paes, participou da reunião de forma virtual e explicou ao público presente como foram definidas as metas e parabenizou o município. “O fato de Nova Venécia já ter construído o Plano de Ação da Secretaria Municipal de Educação mostra que o município está um passo à frente para aumento do desempenho da rede. Também é louvável observar a presença e o envolvimento do prefeito nas ações da educação”, elogiou.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo – Idebes – é o indicador instituído pela Sedu para medir o nível de qualidade da aprendizagem dos estudantes da rede pública, sendo essencial para o alcance da visão pactuada.
Seguindo a trajetória desenhada nos últimos anos, o resultado do município e das escolas em 2022 e o desafio para os anos de 2023 e 2024. As metas devem direcionar a elaboração do Plano de Ação da Secretaria, contribuindo com a melhoria contínua dos resultados da educação capixaba.
Outras demandas importantes como orientações sobre a garantia da aplicação das Leis 10639/2003 e 11645/2008 por meio do Currículo de Nova Venécia, a Jornada do meio ambiente, o preenchimento do Formulário de Infrequência 2023, Formação Continuada, Sistema de Gestão, capacitação do Programa Agrinho, Programa Educação e Família, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, avaliação dos servidores, entre outros assuntos também foram tratados durante a reunião.