NV: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nesta quarta-feira (07), encerrou a quinta Formação Continuada em Serviço, em parceria com o Programa Educar pra Valer, prevista em Calendário Escolar, para os professores do ensino fundamental anos iniciais.
No auditório da Seme, conduzida pelas técnicas pedagógicas da coordenação do ensino fundamental anos iniciais, que fazem o Assessoramento Pedagógico do programa Alfabetização Aqui é pra Valer no município, as formações aconteceram nos dias 1º, 02, 05, 06 e 07 de junho, respectivamente, para as turmas de 4º, 5º, 1º, 2º e 3º anos.
A professora Regina Lopes desenvolveu com o grupo de ciclo de alfabetização, 1º ao 3º ano, o tema de Produção Textual, em língua portuguesa, sempre observando os campos de atuação aos quais os textos pertencem e estão relacionados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como vida cotidiana, artístico-literário, estudo e pesquisa e vida pública. Os cursistas apresentaram ainda uma produção realizada coletivamente.
Já em matemática, a Geometria foi foco. O trabalho com tema teve como objetivo superar a ideia de que a geometria se limita às figuras geométricas, trabalhando também com atividades de Movimentação e Localização de pessoas e objetos no espaço, para conhecer o espaço em que vive, saber se localizar nele, assim como, identificar objetos, figuras planas e não planas, por meio dos conteúdos de espaço e forma.
Para os professores das turmas de 4º e 5º ano, a professora Élida Almeida da Silva, em língua portuguesa, trouxe a temática Tipologia e gêneros textuais: campos de atuação, elementos constituídos e organização composicional dos textos. Segundo a formadora, trazer informações extras, acolher e integrar os participantes, modelando práticas de desenvolvimento da rotina de aula de língua portuguesa, como a acolhida, foram alguns dos objetivos do desenvolvimento da temática. “Explorar técnicas, estratégicas e assertivas de leitura contribuem para a prática de resolução de itens e o bom desenvolvimento das habilidades referentes aos gêneros textuais”, disse a especialista.
Em matemática, a professora Débora Cristina Carvalho Vigne relacionou com o grupo de cursistas as Habilidades focos da etapa, abordando objetos do conhecimento como grandezas e medidas, números, geometria, probabilidade e estatística. A formadora trouxe também atividades práticas e jogos, além de exemplos de rotina para as aulas de matemática e de atividades de intervenção pedagógica para consolidar habilidades ainda não aprendidas.
A professora da EMEF Tito Santos Neves, Ana Claudia Zanotelli, disse que as formações têm agregado muito conhecimento à sua prática. “Minhas aulas têm se tornado mais dinâmicas. As formadoras são excelentes. Eu valorizo tudo que está sendo oferecido aqui, tem sido muito vantajoso para o dia a dia em sala de aula, além de ser muito bom estar com meus colegas compartilhando nossas experiências. Tem sido realmente muito enriquecedor”, garantiu a docente.