NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), de 20 a 22 de junho, promoveu a Formação Continuada em Serviço para professores da educação infantil da rede. Em formato de oficina, as capacitações ocorreram no auditório da Seme e tiveram como tema geral os Valores civilizatórios afro-brasileiros na educação infantil, conduzidas pela diretora do CMEITI Maria Idalina Machado Fiel, professora Maria Zildimar Lima da Silva, e da voluntária e Amiga da Escola, professora Aleid Ana Salvador.
Conforme a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, em que os estudantes devem aprender temas relevantes para o exercício da cidadania e da vida em sociedade, a Seme organizou, para esta etapa da formação, oficinas de produção de materiais e atividades práticas envolvendo o assunto.
As oficinas contaram com a colaboração dos professores da rede Patricia Souto Oliveira Szablak, Carlos Alexandre Bettero Alves e Dayane Fambre Salvador, que levaram as crianças para as apresentações de maculelê, contação e encenação de histórias africanas e compartilharam com os demais colegas.
Na terça-feira, 20, os professores que atuam nas turmas de berçário e professores de arte da educação infantil participaram da oficina Safari Africano e produziram aventais para contação de histórias com animais das savanas. O recurso pode ser utilizado em várias situações, já que é feito com velcro e permite a troca de personagens e cenários.
Na quarta, 21, foi dia dos professores de maternal I e II desenvolverem atividades sobre o livro Koumba e o tambor de Diambê, produzindo uma espécie de fantoche feito de tecido, papelão e canudinho, capaz de imitar alguns movimentos. Confeccionaram também tambor feito de latas recicláveis.
A lenda africana Galinha d’Angola inspirou a oficina Cores da terra, realizada com os cursistas de 1º e 2º período, na quinta, 22. Com pigmentos formados de diferentes tipos de solo, as formadoras apresentaram as diversas tonalidades que se pode extrair da terra. Todo processo artístico foi demonstrado e os professores produziram suas próprias obras de arte.
Os materiais confeccionados nas oficinas são levados para as escolas, onde os professores podem inserir em suas práticas pedagógicas os Campos de Experiência, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê.