ES: Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas) – Edição 2023, promovida pelo Programa Nacional de Olimpíadas de Química. O período de inscrição vai até o dia 05 de setembro, pelos links:
Link de inscrições para escolas: https://app.obquimica.org/
Link de inscrições para estudantes: https://estudantes.obquimica.org
Podem participar do Quimeninas alunas do 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio e técnico integral ou concomitante, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas.
A olimpíada tem como objetivos:
- Incentivar a participação de meninas em olimpíadas científicas, com foco em Química;
- Criar um ambiente mais estimulante para as alunas que se interessam pela disciplina;
- Fortalecer os vínculos de meninas, para transformar os padrões de influências e estimular a liderança e a equidade de gênero;
- Aumentar o número de meninas medalhistas na Olimpíada Brasileira de Química e na internacional;
- Identificar talentos femininos na química;
- Incentivar o ingresso de estudantes em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento químico.
A prova será realizada no formato on-line, no dia 22 de setembro de 2023. As participantes poderão acessar por meio do link https://provas.obquimica.org/ ou por um aplicativo que será disponível para download, entre 9h e 22h. Uma vez iniciada a prova, as estudantes terão duas horas ininterruptas para completar a prova. A avaliação será composta por 25 questões de múltipla escolha, totalizando o valor máximo de 100 pontos.
Os resultados dessa etapa estarão disponíveis a partir do dia 25 de outubro de 2023 nos sites http://quimeninas.obquimica.org/ e http://obquimica.org/.
A olimpíada conta com 510 medalhas, que serão distribuídas em categorias regionais, estaduais e também para as estudantes de escolas públicas que se destacarem em todo o país.
Para mais informações, detalhes sobre a competição e todas as atualizações, acesse o site oficial da Quimeninas em https://quimeninas.obquimica.org/.