ES: A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), realizou, na última sexta-feira (25), uma live para divulgar os resultados gerais da Avaliação de Fluência em Leitura 2023.
Quanto aos resultados da avaliação, a gerente de Avaliação da Sedu, Ivia Sampaio Zambom, disse que, de modo geral, foi observado avanço, tanto no que diz respeito à participação dos estudantes quanto ao desenvolvimento. “Os percentuais nos indicam que o trabalho realizado pelos professores alfabetizadores com foco no estudante está surtindo efeito. Fazendo uma análise com o ano passado, o percentual de estudantes que não efetuou a leitura, categorizado como Pré-Leitor, reduziu de 10%, em 2022, para 1%, em 2023, melhorando os percentuais nos perfis de Leitor Iniciante e Leitor Fluente, contribuindo para o alcance dos nossos objetivos, enquanto formuladores de políticas para a melhoria da aprendizagem dos estudantes”, explicou a gerente.
Nessa edição foram avaliados cerca de 47 mil estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino e das redes municipais, correspondendo a 93% de participação prevista, havendo melhora nos níveis dos perfis de leitor.
Intervenção pedagógica
Para auxiliar as equipes escolares nos processos de intervenção pedagógica com foco no desenvolvimento da fluência dos estudantes, foi elaborado um roteiro para a interpretação e análise dos resultados, bem como material de apoio com sugestões de atividades para cada Perfil Leitor, elaborado pela equipe da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) da Sedu. Esses materiais serão disponibilizados nos drives da avaliação compartilhados com as Superintendências Regionais de Educação (SRE’s) e com as Secretarias Municipais de Educação.
Resultados
Todos os resultados estão disponibilizados para as equipes escolares na plataforma Avaliação e Monitoramento. Com esses resultados, as equipes têm a condição de compreender as dificuldades e os obstáculos enfrentados por cada estudante no processo de alfabetização e fornecer suporte para ajudá-los a superá-las.
Avaliação de Fluência em Leitura
A Avaliação de Fluência em Leitura tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas estadual e municipal no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, por meio do nível de fluência em leitura que cada estudante se encontra. É realizada por meio de um aplicativo próprio, adequado a smartphones ou tablets, capaz de gravar a leitura de palavras, pseudopalavras e texto narrativos realizada pelos estudantes. A partir dos resultados é possível identificar o perfil do estudante, categorizado como Pré-Leitor, Leitor Iniciante e Leitor Fluente.
A live está disponível para acesso no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=p2NngUVt43w