ES-ALES: A Assembleia Legislativa (Ales) realizou mais uma etapa no processo de reinstalação do projeto voltado para estimular comunidades de municípios do interior e da Grande Vitória a adotarem o modelo de arranjo produtivo local. A iniciativa é da Casa dos Municípios e tem foco na sustentabilidade. Este novo encontro realizado nesta terça-feira (12.09), já contou com a presença de 23 municípios que já participam do projeto.
O presidente Marcelo Santos (Podemos) salientou a importância de a Assembleia Legislativa estar ao lado do homem do campo, sobretudo na agricultura familiar, ajudando no aumento da renda e na garantia do futuro dos filhos a partir da identificação das potencialidades locais. “Receber aqui meu amigo Pe. Honório e cada um de vocês é uma forma de permitir que nossa Casa de Leis possa se aproximar e transformar das realidades dos pequenos produtores de nosso Estado”- frisou.
O Deputado Estadual, Lucas Scaramussa, Presidente da Comissão de Agricultura da ALES, acompanhou o início dos trabalhos e classificou a iniciativa como fundamental para permitir a disseminação da riqueza no campo. Ainda destacou o compromisso da ALES em discutir e auxiliar na aquisição dos alimentos da agricultura familiar dentro da Merenda Escolar.
Segundo a diretora do órgão do Legislativo estadual, Joelma Costalonga, este segundo encontro demonstrou de forma prática como deve acontecer a instalação dos conselhos em cada um dos municípios interessado no desenvolvimento do projeto.
Conforme lembrou, o modelo de produção é simples e reúne associações de uma determinada comunidade com interesses em comum na entrega de bens e serviços. Existe uma parceria para possibilitar essa cadeia de interesses que envolve também a participação do poder público.
Comenta ainda que, embora a Casa dos Municípios seja responsável por fomentar os arranjos produtivos, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) tem o papel de executor, como viabilizar a compra de determinado maquinário, por exemplo.
Um projeto de muitas mãos
O projeto teve iniciativa com o ex-deputado estadual Padre Honório. Segundo explicou, o projeto “Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade” é composto por uma série de atividades de formação e práticas para oferecer oportunidade àquele que produz de conduzir o seu próprio trabalho, subsidiado pelo Estado ou prefeitura. Evitar o êxodo rural é um dos benefícios esperados.
“Nessa troca de saberes, de oportunidades, as coisas vão acontecendo. Não é um projeto que leva coisas simplesmente, mas leva uma proposta e essa proposta vai sendo construída. Não tem aquele agricultor que deseja produzir uma agroindústria? Antes de chegar à agroindústria tem de chegar a tudo aquilo que vai dar condições de aquela agroindústria de estar funcionando”, disse.
Acompanhando o projeto desde o primeiro momento o Vereador de Jaguaré, Professor Tininha, destacou a importância da iniciativa e frisou a importância de sua implantação no Município. “Estamos vendo de forma prática que nossos pequenos produtores têm outras opções para geração de renda que vão além da monocultura e podem produzir um alimento que enriquecerá nossa merenda escolar. Temos que conhecer estas práticas e trabalhar para implantá-las” – enfatizou o vereador.
Ainda participaram do evento o produtor rural Francisco Santiago, o secretário municipal de Agricultura José Carlos Batista, e o Assessor de Comunicação André Aquino, o Assessor Parlamentar Márcio Juliani e representando a AProjar Diones Carlos Corcini.