A noite desta quinta-feira, 28 de setembro, foi motivo de festa para a Comunidade do Palmito. O prefeito Marcos Guerra esteve na comunidade para a assinatura da Ordem de Serviço para a construção da nova Unidade Básica de Saúde – UBS do Palmito. Essa é mais uma iniciativa da atual gestão com o objetivo de melhorar e facilitar o acesso aos serviços de saúde e humanizar o atendimento.
A obra será realizada mediante a adesão da Prefeitura ao Programa de Infraestrutura da Rede de Atenção Primária à Saúde do Plano Decenal de Atenção Primária à Saúde – APS +10. Com investimento total de R$2 milhões, 151 mil, 645 reais e 36 centavos, a UBS do Palmito vai oferecer estruturas e procedimentos que agreguem melhores ambientes e relações acolhedoras aos pacientes, bem como melhores condições para os trabalhadores da unidade.
Fruto de boas parcerias
“Nós sabemos que precisamos continuar com os investimentos na Comunidade do Palmito. Temos que entregar a essa comunidade e estamos focados nisso. A construção dessa nova UBS vai representar um marco importante de melhoria da qualidade nos serviços de saúde na região. E também representa mais uma importante etapa da parceria entre Prefeitura, população e Governo do Estado, que continua gerando bons frutos para Jaguaré”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.
A UBS vai ser construída com padrão moderno em uma área de 300m², com ampla e confortável recepção, área de triagem, sala de curativos, sala de coleta, sala de imunização, farmácia, consultório odontológico, banheiro com acessibilidade, sala de lavagem e descontaminação, sala de esterilização, copa e cozinha.
Atendimento com qualidade
Atualmente a Unidade Básica de Saúde da comunidade apresenta 1600 pessoas cadastradas das 560 famílias vinculadas. Na unidade é realizado média mensal de 470 atendimentos individuais pelos profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. A unidade atende pacientes das comunidades do Palmito, Palmitinho 1, Palmitinho 2, Parte de Aricanga e parte do Piqui (área da divisa).
A nova UBS do Palmito ter recepção ampla e confortável, área de triagem, sala de curativos, sala de coleta, sala de imunização, farmácia, consultório odontológico, banheiro com acessibilidade, sala de lavagem e descontaminação, sala de esterilização, copa e cozinha. Os equipamentos vão oferecer atendimentos de médicos e enfermeiros com realização de curativos, ações especiais e de rotina de vacinação, atendimentos odontológico e nutricional, além de atendimento com psicólogo.
A unidade terá atendimento com profissional médico quatro vezes por semana, enfermeira, técnico de enfermagem e auxiliar de saúde bucal todos os dias, além de dentista 3 vezes por semana e psicólogo e nutricionista uma vez por semana. O atendimento continua sendo de segunda a sexta-feira, entre 7h30 da manhã e 16h30.