ES: O Governo do Estado do Espírito Santo vai promover, nesta quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), o I Seminário DronES: Aplicações e Potencialidades. O encontro será realizado no Auditório do Centro de Atividades Técnicas do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória. O objetivo é compartilhar experiências sobre o uso dos Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (UAS), conhecidos como drones, entre servidores do poder público estadual e de instituições convidadas.
A organização do evento é fruto de uma parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). O evento é apoiado ainda pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
“Essas pequenas aeronaves se destacam por suas inúmeras aplicações, o baixo custo e a extrema agilidade e praticidade em sua operação. Os drones se tornaram mais um instrumento de inovação, utilizados em diversas frentes de trabalho como nas ações da defesa civil, da agricultura, licenciamento e fiscalização, cartografia e muitas outras. O objetivo do seminário é nivelarmos esses conhecimentos, para alinharmos seu uso às melhores práticas”, explicou o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Jabor.
Para o servidor do Iema e instrutor de drones, Gilberto Sipioni, a popularização do uso de aeronaves remotamente pilotadas tem evoluído a cada dia. “Elas estão cada vez mais presentes em atividades do setor público e em diferentes outros setores da economia. Ter esses equipamentos alocados nos órgãos de forma a auxiliar o desenvolvimento de suas atividades com otimização de tempo e recursos é um avanço. Em contrapartida, ter uma rotina operacional para uso seguro das aeronaves é um desafio. O Seminário trará ampla discussão para os participantes, alinhando o conhecimento de todos em relação as melhores práticas operacionais”, destacou.
O seminário vai reunir cerca de 100 servidores do poder público estadual, indicados pelos respectivos órgãos, que já utilizam ou que pretendem utilizar drones em seus processos de trabalho. O evento contará ainda com a presença de representantes convidados da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto de Vitória; e de prefeituras do Espírito Santo.
Entre os temas que serão discutidos no I Seminário DronES estão os usos institucionais dos equipamentos; os requisitos operacionais para produção visual e cartográficas; aplicações na agricultura; catalogação de equipamentos e softwares de acordo com os usos específicos; planejamento de voo; processamento, armazenamento e publicação de imagens; capacitação de pilotos e padrões básicos de segurança em sua utilização. Ao final do encontro, será publicada uma carta de intenções com propostas para a padronização e o uso eficiente e seguro dos drones.