ES: Nesta terça-feira (24), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os locais de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para os mais 4,6 milhões de candidatos inscritos. Para verificar o endereço da avaliação, programada para os dias 5 e 12 de novembro, os estudantes podem acessar a Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/) e conferir o Cartão de Confirmação.
Conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC), o candidato deve apresentar um documento original com foto no dia do exame, como Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira de Trabalho, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997.
Neste ano, documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital serão aceitos, desde que estejam nos aplicativos oficiais. Além disso, é aconselhável levar o Cartão de Confirmação, que contém detalhes essenciais como número de inscrição, data, horário e local das provas, bem como se houver necessidade de atendimento especializado ou uso do nome social, embora não seja obrigatório portá-lo.
Em relação aos horários, as provas têm previsão de início às 13h30, com abertura dos portões às 12 horas e fechamento pontualmente às 13 horas. É importante ressaltar que o candidato só poderá sair da sala com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos de cada prova.
O MEC informa que, em caso de perda da senha de acesso ao Cartão de Confirmação, os participantes podem recuperá-la por meio da página www.acesso.gov.br, usando o CPF e selecionando a opção “esqueci minha senha”. O MEC oferece diversas alternativas para essa recuperação, incluindo o aplicativo “Meu Gov.br”, bancos credenciados, internet banking de bancos conveniados, e-mail ou mensagem de texto (SMS).