JAGUARÉ: A dona de casa Alessandra Begalli vivia mais um dia normal de trabalho em Campinas, em São Paulo, quando recebeu a notícia que seu filho, Lucas Begalli Zamora, de 10 anos de idade – que estava em uma excursão da escola, havia sido levado para o hospital. Lucas havia sofrido asfixia mecânica. Ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro quente servido para as crianças e não recebeu os primeiros socorros adequadamente e de forma rápida. Lucas faleceu em setembro de 2017.
Esse fato levou Alessandra a lutar para que a legislação brasileira passasse a prever a preparação e treinamento para atendimentos de primeiros socorros. A luta de Alessandra não foi em vão e, hoje, no Brasil existe a Lei Lucas nº 13.722/2018. Dessa forma, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Seme, realizou quatro encontros para oferecer capacitação em primeiros socorros aos mais de 900 funcionários nos dias 20/9, 19/10, 30/10 e 7/11. É a primeira vez que o município oferece essa preparação para os funcionários da Educação.
Salvar vidas
A ação visou capacitar os funcionários da Secretaria e da Rede Municipal de Ensino para agirem de forma rápida e eficaz em situações de emergência garantindo, assim, a segurança e o bem-estar dos alunos e demais membros da comunidade escolar. “A atual Gestão procurou se adequar e alinha com a faculdade para oferecer esse treinamento o quanto antes e com qualidade. E essa preparação não para. Nós vamos voltar com outras iniciativas para preparar nossos profissionais para situações de emergência. Salvar vidas é o que importa”, afirmou o secretário municipal de Educação, Admilson Castro.
O treinamento foi realizado em parceria com a Faculdade Multivix, que completandoenviou os profissionais de Enfermagem Michelle Dias Henkert, Joicy Carneiro Recco e Cauã Lopes Magioni (confira o manual Suporte Básico de Vida aqui). A Lei Lucas estabelece a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas.
Durante a capacitação, os mais de 900 funcionários da Seme, aprenderam técnicas essenciais de primeiros socorros, incluindo Reanimação Cardiopulmonar (RCP), manobras de desobstrução das vias aéreas, controle de hemorragias, cuidados em caso de convulsões e outros procedimentos emergenciais.