Jaguaré apresentou evolução em ambiente de negócios, como aponta a 5ª edição do Índice de Ambiente de Negócios – IAN. O índice foi divulgado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo – Findes. O estudo avalia as melhorias no município em Gestão Fiscal, Potencial de Mercado, Infraestrutura e Capital Humano.
Na média, Jaguaré ficou com a nota 5,40 sendo o município que mais evoluiu no grupo de municípios definidos pelo estudo. A análise comparativa da Findes é realizada entre grupos de municípios (chamados de cluster) com características parecidas respeitando as semelhanças e diferenças de cada conjunto de municípios.
Melhor evolução entre 18 municípios
Nesse sentido, jaguaré foi o que mais evoluiu no cluster 1, que reúne, ainda, os seguintes municípios: Montanha, Rio Bananal, Vila Valério, Pancas, Alto Rio Novo, Águia Branca, Iúna, Irupi, Muniz Freire, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Apiacá e Muqui.
As informações que compõem o índice são extraídas de fontes públicas oficiais de dados dos governos Federal e Estadual. Os dados servem para balizar avaliações em 4 categorias: Gestão Pública; Infraestrutura, Potencial de Mercado e Capital Humano. Esses quatro níveis de avaliação colocam Jaguaré como o município que mais evoluiu no indicador de ambiente de negócios no cluster 1, resultado comemorado pelo prefeito Marcos Guerra.
“É com muita alegria que recebemos esse prêmio. Estamos no caminho certo, com apoio da Câmara de Vereadores, do Governo do Estado e, principalmente, da população que entendeu a necessidade de união de todos no município em prol do desenvolvimento de Jaguaré. Temos foco em exercer uma gestão séria e voltada para beneficiar o coletivo. É um trabalho em prol de todas as pessoas”, afirmou Marcos Guerra.
Destaque em Gestão Fiscal
O destaque de Jaguaré está na categoria Gestão Pública. Nesse quesito, é o primeiro no cluster com a nota 6,50 e está acima da média do Estado. O resultado se deu por avanços significativos na modernização das práticas administrativas da máquina pública. “Nossa gestão, desde o ano de 2021, definiu um novo padrão de responsabilidade fiscal e foco em transparência. A atenção às diretrizes legais demonstra o compromisso da Administração com a legalidade”, concluiu o prefeito.