JAGUARÉ: A 8ª Noite de Novena em preparação a Festa de São Cipriano contou com a celebração presidida por Pe. Domênico. O culto foi uma oportunidade para os fiéis conhecerem mais sobre a vida de seu padroeiro e de seu caminho até o martírio. “A ressureição passa pela Cruz, e na Celebração da Santa Cruz, São Cipriano vem ser este exemplo para nós” – reforçou Pe. Domênico, que realizou a benção dos profissionais da saúde, em uma liturgia que teve como tema: Missão e o bem comum com atenção às políticas públicas.
“Temos uma liturgia riquíssima hoje. Temos a conversa de Nicodemos com Jesus, onde devemos aprender que ao olhar para a cruz, com fé verdadeira, podemos ser currados de inúmeras enfermidades. Nos ensina a caminhar com força e a não confundir probleminhas, de sol, chuva ou doenças com a verdadeira cruz que cada um de nós deve carregar. E temos que ter atenção nisso, olhar para a cruz nos obriga a assumir um compromisso com Cristo de radical mudança de nossas vidas” – enfatizou Pe. Domênico.
Ainda durante sua mensagem Pe. Domêncio relatou elementos da vida de São Cipriano. Contou que ele nasceu em Catargo, a segunda maior cidade do Império Romano na África, se dedicando e sendo reconhecido pelas habilidades na advocacia e na retórica. Neste período se impressionou como os cristãos se dedicavam a fé no dia-a-dia, da prisão até o martírio. Assim Cipriano se converteu aos 35 anos de idade, se tornando padre em dois anos e bispo cinco anos depois.
A padre ainda contou que o ano 249 de nossa era foi um dos períodos de maior perseguição da Igreja, com inúmeras prisões e mortes. Ao fim deste período a Igreja estava dividida em duas vertentes. A de Roma que defendia que aqueles que renunciaram a fé, para escapar da prisão, não poderiam voltar a ser cristãos. Outra linha, na África, defendia que todos poderiam voltar a ser cristãos.
De acordo com Pe. Domênico, o bispo Cipriano escolheu fugir, no período de perseguição, para acompanhar aqueles que fugiam e assim continuar evangelizando. Relata que a postura de Cipriano foi de perdoar os que renunciaram a fé, pois todos falham, mas que para voltar a serem cristãos deveriam fazer uma nova caminhada. “Este grande exemplo para nós que ao ouvir a condenação respondeu com: Graças a Deus”- comentou.
Festa de São Cipriano – 1ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 2ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 3ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 4ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 5ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 6ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 7ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 8ª Noite da Novena
Festa de São Cipriano – 9ª Noite da Novena