BRASIL: Está chegando um dos eventos mais esperados pelos foliões de plantão: o Carnaval! É uma festa incrível e repleta de alegria, música e dança. Para garantir que você aproveite cada momento, reunimos algumas dicas de segurança para curtir o Carnaval.
1. Proteja o seu celular
Impossível falar sobre Carnaval e não mencionar o smartphone. Ano após ano, os números de roubo e furto são cada vez maiores. Também pode acontecer de você se distrair ao pegar o aparelho e deixar cair no chão ou até esquecer em algum lugar ao realizar um pagamento.
Primeira coisa: você realmente precisa levar o seu celular? Avalie essa necessidade. Uma boa alternativa é levar um aparelho mais antigo, apenas para usar como comunicação. Caso contrário, mantenha seu smartphone seguro com senhas complexas. Se o seu celular tiver desbloqueio por biometria facial, ainda melhor!
2. Sempre use a autenticação de dois fatores
Ative a autenticação de dois fatores em aplicativos de redes sociais, como WhatsApp, Instagram, TikTok e outros. Caso o dispositivo seja perdido, essa camada extra de segurança impede acessos não autorizados.
Ainda falando em aparelhos celulares, lembre-se de desativar as conexões como Bluetooth e Wi-Fi quando não estiver usando. Isso evita acessos indesejados e preserva a bateria do seu dispositivo.
3. Prepare o seu roteiro de bloquinhos com antecedência
Ao escolher locais para curtir o Carnaval, esteja ciente das câmeras de segurança ao redor. Elas podem ser aliadas na preservação da segurança.
4. Cartões e dinheiro: menos é mais
Evite levar grandes quantidades de dinheiro ou vários cartões se for pular o Carnaval. Opte por utilizar cartões pré-pagos para limitar gastos. Em caso de perda, o impacto financeiro será menor.
Caso você não tenha mais de um cartão, não consiga um cartão pré-pago ou um cartão só de débito, lembre-se de reduzir o limite do seu cartão de crédito (principalmente na opção de pagamento por aproximação).
Certifique-se de que o aplicativo do seu banco esteja atualizado, faça o monitoramento regular das suas transações e, se possível, ative notificações para qualquer movimentação na sua conta.
Ah, uma coisa importante: tenha muita atenção ao usar cartões nas maquininhas. Existem diversos golpes que podem acontecer com pessoas desprevenidas: furto, cópia dos dados do cartão (tanto no pagamento com aproximação quanto no leitor interno), cobrança de valores diferentes do correto e outros.
Caiu em um golpe? Faça o bloqueio imediato pelo aplicativo, entre em contato com o seu banco e faça um B.O (Boletim de Ocorrência) o quanto antes.
5. Use o wi-fi público com cuidado
Evite o uso de redes Wi-Fi públicas, principalmente para transações financeiras. Caso seja necessário, utilize uma VPN para garantir uma conexão segura e proteger seus dados.
O fato das redes públicas não utilizarem protocolos de segurança (nem os mais simplificados) favorece invasões e roubo de dados. Então, é bom se prevenir!
6. Salve seus documentos na nuvem
Faça cópias digitais dos seus documentos importantes e armazene-os de forma segura na nuvem. Em caso de perda ou roubo, você terá acesso às cópias para facilitar a reposição.
Inclusive, nos dias de hoje, já não é mais necessário andar com todos os seus documentos físicos. Você pode usar apenas o RG que já contém todos os dados importantes e ter os documentos digitais salvos na nuvem.
7. Cuidado com o seu copo!
Não podemos deixar de incluir um tópico falando sobre o perigo de aceitar bebidas de pessoas desconhecidas e de não cuidar daquilo que você está bebendo.
Pode parecer uma dica óbvia, mas acredite: o nosso Time de Inteligência auxilia a polícia em casos de “Boa noite, Cinderela” com cada vez mais frequência, especialmente no Rio de Janeiro e durante o período de Carnaval.
Este golpe acontece muito em festas e locais onde as bebidas são servidas abertas. São gotas ou comprimidos que, quando misturados com bebidas alcoólicas, alteram a consciência de forma significativa, deixando a vítima confusa – ou até inconsciente – e muito vulnerável.
Essa substância não tem cor ou cheiro, por isso, não são perceptíveis. Então a dica é clara: não aceite bebidas de estranhos, principalmente de copos abertos, não descuide do seu copo e, se possível, leve com você um copo reutilizável com uma tampa que só você possa abrir e fechar.
8. Instale apps de rastreamento
Se você realmente vai levar o celular, considere instalar aplicativos de rastreamento nele e compartilhar com pessoas de sua confiança.
Caso seja perdido ou roubado, essas ferramentas ajudam na localização e recuperação do dispositivo.
Inclusive, uma “dica dentro da dica”, é que você compartilhe sua localização em tempo real com alguém da sua família ou com alguma pessoa próxima de confiança. Aplicativos de localização podem ajudar, principalmente se você for usar algum tipo de transporte público ou chamar um carro de aplicativo.
Aproveite o Carnaval com responsabilidade!
Aproveite com responsabilidade, preste atenção a tudo o que estiver acontecendo ao seu redor. Se algo estranho estiver acontecendo, não hesite em pedir ajuda ou em ajudar pessoas quando possível.
Esperamos que este post com dicas para curtir o Carnaval tenha feito sentido para você e que o seu Carnaval seja incrível.