ES: O Governo do Estado assumiu o compromisso de contribuir para o esforço global de alcançar a meta de Net Zero até 2050. Ou seja, reduzir as emissões de Gases de Efeito Estuda (GEE) e aumentar ações de absorção e/ou captura de carbono buscando um saldo total zero de emissões de GEE.
O compromisso do Estado do Espírito Santo em contribuir para a meta global de Net Zero até 2050 levou à realização de uma Sondagem de Mercado voltada para mapear soluções destinadas ao mercado de carbono e outros ativos resultantes da implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN).
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio da Subsecretaria de Fomento a Negócios Sustentáveis e Investimento de Impacto (SUBFNS), liderou essa iniciativa. A sondagem teve como objetivo buscar instituições privadas especializadas e com alta qualificação técnica, que sigam metodologias e critérios internacionalmente reconhecidos de certificação, interessadas em desenvolver projetos de carbono ou Soluções Baseadas na Natureza (SbN) no Estado. Durante o processo de sondagem, dois principais focos foram destacados:
Regulamentação de SbN e Carbono: Identificar o papel do estado na sua regulamentação.
Fomento de Projetos de Reflorestamento via Investimento Privado
Participaram da Sondagem de Mercado 28 empresas e organizações renomadas, em reuniões individuais realizadas entre os dias 13 de novembro de 2023 e 1º de fevereiro de 2024. Participaram da sondagem:
027 capital
2Tree Consultoria Ambiental Ltda.
AbCarbon
Aliança Brasil NBS
Biofílica Ambipar Environment
BMV GLOBAL
BRCarbon
BVQI do Brasil Sociedade Certificadora Ltda
Canopy Remote Sensing Solutions
Carbon Flore
Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás)
Compensei
Cria Nativa
ECCON Soluções Ambientais
EducaMeeple LTDA
ERM NINT
Future Carbon Group
Grön Assessoria e Consultoria em Mudanças Climaticas e Florestas LTDA
Hummingbirds
Mundificar
MV Gestão Integrada
OceanPact Serviços Marítimos SA
RESERVAS VOTORANTIM LTDA.
Tero Carbon
Terral Energia
Upsustain Consultoria
Universidade Federal do Espírito Santo – Laboratório Multiusuário de Energia da Biomassa
WWF-Brasil
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, ressaltou a expressiva participação de empresas e entidades: “A participação de um grupo tão diverso de atores reforça o compromisso do setor privado, público e do terceiro setor com a construção de um mundo mais sustentável. O Estado do Espírito Santo está desempenhando um papel fundamental como catalisador de mudanças positivas em direção correta”, salientou.
Entre os assuntos tratados durante a sondagem, destacam-se os desafios de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), projetos alternativos de geração de créditos de carbono, a necessidade de se garantir segurança jurídica para viabilizar investimentos no mercado de carbono, oportunidades do uso do PSA (pagamento por serviços ambientais) e a necessidade de estratégias de descarbonização industrial alinhadas com o setor.
Você pode conferir o relatório final e as atas das reuniões nos links abaixo: