ES: Consumidores com dívidas em atraso com bancos, financeiras, empresas de telecomunicação, água e energia elétrica terão a oportunidade de negociar o pagamento e regularizar a sua situação financeira. Para comemorar o Dia Internacional do Consumidor, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizará um Mutirão de Negociação de Dívidas desta quarta-feira (13) até sexta-feira (15), das 9h às 17 horas, na sede do Procon-ES, no Centro de Vitória.
Não há restrições quanto aos valores das dívidas ou à renda para participar do mutirão. Os consumidores interessados devem agendar seu atendimento e comparecer à sede do Procon Estadual até sexta-feira (15). Além disso, o consumidor deverá ser o titular da dívida e apresentar, na hora do atendimento, os seus documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF e documentos relacionados à dívida, como contrato, fatura, boleto, entre outros.
Para participar do mutirão, é necessário que o consumidor agende seu atendimento por meio do site agenda.es.gov.br. Cada empresa participante do mutirão tem uma identificação específica para os atendimentos.
Participarão das negociações a EDP, a Cesan, a Claro, a Vivo, a Oi, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), a Caixa Econômica Federal, o Itaú, o Banco Santander, o Sicoob, a Crefisa, a Dacasa Financeira, o Banco Carrefour, o Banco Original Pic Pay, a Casas Bahia, a Simonetti, a Sipolatti, entre outros.
A Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), marcará presença no Mutirão de Negociação de Dívidas, fornecendo apoio aos consumidores. O Nudecon estará atento aos atendimentos, buscando assegurar que os consumidores recebam propostas de negociação justas e vantajosas, garantindo que suas necessidades sejam plenamente consideradas ao longo do processo de negociação.
A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, ressaltou que o mutirão de negociação de dívidas é uma ação muito aguardada pelos consumidores, que têm a chance de uma boa negociação para limpar o nome. “Essa é sim uma excelente oportunidade para aqueles consumidores que tenham alguma reserva financeira sair do vermelho”, frisou.
Letícia Coelho Nogueira frisou ainda a importância de o consumidor honrar com o acordo firmado. “Um servidor do Procon Estadual estará o tempo todo acompanhando e conduzindo, junto ao consumidor, essa negociação. Mas é muito importante que o consumidor cumpra com o acordo, efetuando os pagamentos das parcelas na data estabelecida porque, em caso de descumprimento, poderá encontrar dificuldade para renegociar”, informa.