ES: O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, recebe, neste domingo (05), um concerto dedicado ao Dia das Mães, com o grupo infantojuvenil Algazarra Coral. A programação tem início a partir das 10 horas.
O repertório dos coristas conta com músicas internacionais, sucessos da MPB e a especial “No Passo do Congo”, inspirada em toadas de congo tradicionais cantadas pela banda de congo “Amores da Lua”, a mais antiga de Vitória. O arranjo foi feito especialmente para o grupo pelo compositor Cesar Elbert.
Com entrada solidária (R$10), mais a taxa do site (R$2,50), o evento vai arrecadar fundos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica, que oferece educação especializada e tratamento adequado de reabilitação à Pessoa com Deficiência (PcD) intelectual, múltipla ou autismo.
Ao todo, serão disponibilizados 2.000 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (30). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Além da atração do Festival Parque Aberto, o público pode conhecer também as 26 obras artísticas do espaço — divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, criados por artistas capixabas e de outros estados brasileiros.
A atração
Fundado pela maestrina Alice Nascimento em fevereiro de 2011, no bairro Itararé, o Algazarra Coral conta com coristas entre seis e dezesseis anos de idade que, com suporte de leis de incentivo, participam do coral gratuitamente.
O coral tem metodologia de ensaio e preparação de repertório próprias que conquistaram a admiração de público e maestros pelo Brasil. A experiência de cantar no Algazarra é de vital importância no desenvolvimento destes jovens, formando mais que cantores, mas artistas de autoestima elevada, sensação de pertencimento a uma comunidade e a importância de exercer a cidadania.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o Parque Cultural Casa do Governador foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, que reúne atualmente 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o parque tem infraestrutura compartilhada pela Secretaria da Cultura (Secult) e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Regras do parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda;
É proibido retirar plantas do parque;
É proibido fumar no local;
É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
Não é permitido usar área da praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.