JAGUARÉ: Na noite da última quarta-feira, 22/05, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizou evento e jantar especial no Centro de Capacitação Bem Viver. A solenidade serviu para a entrega dos certificados dos alunos formandos que participaram dos cursos pelo Programa Qualificar ES do Governo do Estado.
Entre família e amigos, aproximadamente 300 pessoas estiveram presente na cerimônia, que contou com a participação do prefeito Marcos Guerra, do vice-prefeito, Elder Sossai, além dos secretários de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori, de Turismo, Vera Backer, de Assistência Social, Soriana Stabenow, a gerente de Educação Profissional do Estado, Renata Resstel e, representando a Câmara de Vereadores, Gean Costalonga e Elizeu Ribeiro.
Jaguaré um passo à frente
“O município está em franco desenvolvimento e, num futuro bem próximo, precisaremos de trabalhadores com diversas competências. A parceria com o Qualificar ES nos permite proporcionar às pessoas condições de assumirem diversas posições que serão exigidas pelas empresas que vierem pra cá. Jaguaré está um passo à frente no que se refere à preparação para o mercado de trabalho”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra.
Divisor de águas
Os cursos ofertados foram: Assistente Administrativo, Segurança do Trabalho, Operador de Supermercados, Atendente de Estabelecimento dos Serviços de Saúde, Balconista de Farmácia e Agente Comunitário de Endemias. “São cursos com boas chances de oportunidades de trabalho, um divisor de águas, inclusive para o poder público. Em um município vizinho, num processo seletivo, os cursos do Qualificar ES foram critério de desempate favorável para os candidatos que tinham feito nossos cursos”, destacou a gerente do programa Renata Resstel.
Os cursos tiveram duração de dois meses e capacitou 130 alunos. Em apenas um ano, Jaguaré já preparou para o mercado de trabalho 1300 pessoas entre cursos profissionalizantes e palestras de capacitação. O Programa Qualificar ES atua utilizando a qualificação profissional como ferramenta para redução dos problemas sociais. (ASCOM-PMJ)