JAGUARÉ: As demonstrações de fé tomaram Jaguaré durante as confecções do Tapete de Corpus Christi. Acompanhe momentos desta festa e um pouco de sua histótia.
Milagre Eucarístico de Lanciano, 750 D.C
– Uma inscrição em mármore do século XVII descreve este Milagre Eucarístico que se deu em Lanciano, Itália, na igreja de São Francisco, no ano 750.
– “Um monge sacerdote pôs em dúvida que na Hóstia Consagrada se encontrasse realmente o Corpo e o Sangue do Nosso Senhor. Ao celebrar a Missa e depois de proferir as palavras da consagração, viu transformar-se em Carne a Hóstia e em Sangue o Vinho. Todo este milagre foi observado pelos presentes. A Carne está ainda hoje intacta e o Sangue dividido em cinco partes desiguais que pesam tanto todas juntas quanto cada uma delas”.
– Em 1970, o Arcebispo de Lanciano e o provincial dos Frades Menores Conventuais de Abruzzo, com a autorização de Roma solicitam ao Doutor Edoardo Linoli, Diretor do Hospital de Arezzo e Professor de Anatomia, Histologia Patológica e Química e Microscópica Clínica, para elaborar um exame científico detalhado sobre as relíquias do Prodígio de doze séculos atrás. Em 4 de março de 1971, o professor apresentou um relatório minucioso dos vários estudos feitos.
– Estas foram as conclusões:
- A “Carne Milagrosa” é verdadeira carne, constituída por tecido muscular do miocárdio.
- O “Sangue Milagroso” é verdadeiro sangue: a análise cromatográfica demonstra-o com certeza absoluta e indiscutível.
- O estudo imunológico prova também que a Carne e o Sangue são, sem dúvida alguma, de natureza humana e o exame imuno-hematológico permite afirmar, com toda a objetividade e segurança, que ambos pertencem ao mesmo grupo sanguíneo AB, grupo a que pertence o homem do Santo Sudário e característico das populações do médio oriente.
- As proteínas contidas no sangue estão igualmente repartidas, em porcentagens semelhantes às do esquema soro proteico do sangue fresco normal.
- Nenhuma seção histológica revelou traços de infiltração de sais ou de substâncias conservantes, utilizadas na antiguidade para a mumificação dos corpos.
– Em 1973, o Conselho Superior da Organização Mundial de Saúde nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões a que tinha chegado o professor Linoli. Essa pesquisa foi exatamente a mesma que efetuou este professor com outros exames complementares. Os trabalhos duraram 15 meses e foram realizados 500 exames. Concluiu-se que os fragmentos recolhidos em Lanciano
não se assemelhavam a tecidos mumificados. E quanto à natureza dos fragmentos da Carne, a comissão declarou que se trata de um tecido vivo, porque responde rapidamente a todas as reações clínicas próprias dos seres vivos. A Carne e o Sangue do Milagre de Lanciano permanecem com as características semelhantes às recém recolhidas por um ser humano. Este relatório das pesquisas científicas da Comissão Médica da OMS e da ONU, publicado em dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra, concluiu que a ciência, consciente dos seus limites, se encontra perante a real impossibilidade de dar uma explicação para este fenômeno.
– Site Miracoli Eucaristici – ww.miracolieucaristici.org
– https://www.arquidiocesedegoiania.org.br/