O Jornal O Conilon segue com uma série de entrevistas com os candidatos a Prefeito de Jaguaré. A reportagem enviou o convite e roteiro de entrevista aos quatro candidatos, e publica as reportagens conforme o retorno de suas assessorias.
O segundo entrevistado é o candidato Francisco Santiago, candidato pelo PT – 13.
JORNAL O CONILON: Candidato você poderia nos contar um pouco de sua história. 6
Sou Francisco Santiago. Nasci no sertão da Paraíba, região chamada Riacho dos Cavalos. Chegamos em Jaguaré em 02/06/1987 para a colheita do mamão, com 14 anos. São 37 anos que Jaguaré me adotou. Me recebeu de braços abertos. Filho de Sebastião Santiago, com 84 anos e Maria Pereira de Souza, com 79 anos. Minha família mora e prosperou em Jaguaré. Esposo de Maria Santiago e pai de Mateus e Isadora. Fui correspondente da Tribuna do Cricaré de 97 a 2010. Vereador de 2013 a 2016. Atualmente sou agricultor.
JORNAL O CONILON: O que leva o candidato a disputar a vaga de Prefeito de Jaguaré?
Aproveito Aqui declaro meu amor pela cidade de Jaguaré. Coloco meu nome como candidato a Prefeito como uma forma de retribuir as oportunidades que Jaguaré me deu. Quero cuidar de cada jaguarense como uma mãe cuida de um filho. Cito o exemplo de minha mãe. Meu pai indo a feira poucas vezes tinha condições de comprar uma laranja para cada um dos onze filhos. Minha mãe partia em pedações para todos terem direito. Porém, aquele filho doente ficava com a laranja inteira. Assim vou cuidar de nosso povo. Com uma gestão de inclusão.
JORNAL O CONILON: Quais as potencialidades e setores precisam a melhorar no Município de Jaguaré?
Jaguaré possui um potencial enorme. Somos o maior produtor de café conilon de café do Estado pra mim. E o segundo maior de pimenta-do-reino. Parabenizo cada produtor. São organizados, preparados e buscam tecnologias para produção. Porém temos outras potencialidades. Podemos produzir frutas e agregar valor, em polpas, sucos e geleias.
JORNAL O CONILON: Qual o destaque de seu Plano de Governo?
Como prefeito quero criar oportunidades para todas as famílias. Onde tenham a dignidade de ter uma alimentação saudável, uma moradia digna e saúde de qualidade. Ser prefeito para cuidar da nossa gente no campo e na cidade.
JORNAL O CONILON: Ainda no Plano de Governo, quais as propostas nas áreas de:
EDUCAÇÃO– Temos professores supercompetentes e capacitados, Vamos investir na estrutura das escolas, em tecnologia e na valorização dos profissionais com uma capacitação permanente.
SAÚDE– Vamos continuar investindo para que nossas crianças possam continuar a nascer em Jaguaré. Vamos investir nos médicos, ao criar um programa para que estes médicos possam vir para Jaguaré, por meio de um plano de carreira. Também entendemos que temos que investir em equipamentos, como para mamografia e um Raio-X. Ainda vamos aparelhar a UMI. E garantir atendimento médico em todas as unidades de saúde do município.
AGRICULTURA– Atualmente sou agricultor de café, aipim, caju, maracujá, abacaxi, goiaba e uva. Comercializo estes produtos em Jaguaré para a merenda escolar e no CDA do Governo do Estado. Também possuo a única agroindústria de processamento de poupa fruta certificada pelo Ministério da Agricultura. Nossa economia depende da agricultura. Jaguaré possui um potencial enorme. Podemos produzir frutas e agregar valor, em polpas, sucos e geleias. Nesse sentido colocamos o incentivo e apoio ao agricultor com mudas. Apoio com assistência técnica e constituição de agroindústrias
JORNAL O CONILON Qual mensagem fica para os eleitores de Jaguaré?
Fica uma mensagem de carinho e agradecimento a cada eleitor, cada cidadão de Jaguaré. Estamos fazendo visitas, indo nas casas. Agradeço todo apoio e carinho que sempre recebemos e este respeito que continua por nós neste período de campanha. Cidadão jaguarense, garanto que vamos cuidar com muito carinho de cada um de vocês. Vamos ter a sensibilidade de enxergar as necessidades de cada um e com um planejamento eficiente vamos cuidar do município de Jaguaré e cada um tenha uma vida digna.