ES: A Secretaria da Educação (Sedu) segue de forma intensa na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De forma específica, em parceria com a Emescam, a Sedu tem realizado aulões presenciais para preparar os alunos na produção de redação e potencializado o processo de ensino-aprendizado. No sábado (28), o aulão será na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Agenor Roris, em Vila Velha. Participam alunos da Rede Estadual de ensino, matriculados na 3ª série do Ensino Médio, das 2ª e 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os inscritos no curso preparatório do Pré-Enem, de unidades de ensino da Superintendência Regional de Educação de Vila Velha. Os aulões para as SREs de Cariacica e Carapina já foram realizados.
De acordo com a subgerente de Programas e Projetos do Ensino Médio na Sedu, Natália de Oliveira, o objetivo é oferecer aos estudantes inscritos no curso preparatório e da Rede Estadual de ensino um aulão com quatro horas de duração. Nas primeiras duas horas, os estudantes extensionistas do curso de Serviço Social da Emescam trabalham o tema da redação previsto pela Plataforma de Correção de Textos Letrus, apresentando a temática por meio de uma palestra dialogada, utilizando curtas-metragens e promovendo debates.
“Em seguida, o professor de redação do curso preparatório Pré-Enem Espírito Santo aborda o mesmo tema, ensinando técnicas de organização de ideias, argumentação e coesão textual, essenciais para a prova. Além disso, os estudantes recebem dicas práticas para estruturar a redação de acordo com os critérios exigidos pelo exame”, disse Natália de Oliveira.
A subgerente ainda enfatiza que o aulão presencial de redação oferece melhores condições no processo de preparação para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, por meio da nota obtida no Enem. “A prática orientada contribui para o desenvolvimento da confiança e clareza na escrita, tornando o aulão uma preparação estratégica para alcançar um bom desempenho na prova de redação do exame do Enem”, completou.
“Os aulões de redação são fundamentais para o estudo da estrutura da redação do Enem. Os temas escolhidos para o debate estão alinhados com propostas especificamente desenvolvidas para o curso preparatório Pré-Enem Espírito Santo. Os aulões têm enfoque nos procedimentos de introdução, argumentação e intervenção social e permitem a troca de ideias sobre os exemplos estudados, a fim de gerar a visualidade da prática do texto, promovendo aos estudantes a clareza necessária para a aprendizagem da composição textual da dissertação-argumentativa”, explicou Natália de Oliveira.