LINHARES: Derrotando o atual prefeito de Linhares, no Norte do Espírito Santo, Lucas Scaramussa (Podemos) conquistou os eleitores e vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos. Ele teve 52,92% dos votos válidos, 45.024 votos no total neste domingo (6).
Junto do vice-prefeito eleito, Franco Fiorot (União), Scaramussa toma posse para o mandato, que vai de 2025 até o fim de 2028, em 1º de janeiro. É a segunda vez que o político disputa para a prefeitura do município.
“Foi a eleição mais dura da minha vida. Passei por ataques em rede social, coisas desse tempo, mas sempre com o coração disposto a apresentar o que a gente tem para a cidade. Mostrei que de nossa parte a eleição não se transformou em um tempo de guerra. Pelo contrário, foi uma campanha tranquila e as pessoas estavam lá exercendo o seu papel, a sua cidadania”, disse.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o atual prefeito da cidade, Bruno Marianelli (Republicanos), recebeu 39,23% dos votos. Maurinho Rossoni teve 7,85%, contabilizando 6.679 votos.
O prefeito eleito disse que pretende fazer um mandato de paz, união e inovação. “Queremos começar o primeiro dia de 2025 principalmente nos conectando com o servidor público, que quer e pode entregar muito mais. Mas a partir de amanhã, a gente já inicia o nosso processo de transição com calma, com respeito”, afirmou.
Prefeito eleito é advogado, professor e deputado
Lucas Scaramussa é advogado e professor universitário e disputa pela segunda vez a Prefeitura de Linhares. Foi eleito deputado estadual em 2022 e já ocupou em duas oportunidades a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares. Foi também conselheiro estadual da OAB-ES.
O vice-prefeito eleito, Franco Fiorot, é jornalista de formação e natural de Linhares. Foi secretário municipal de Agricultura e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).