Nossa Senhora Aparecida e a pesca milagrosa
Tudo começou em 1717, quando Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso pegaram seus barcos e foram pescar no Rio Paraíba do Sul.
Acontece que Dom Pedro I estava de passagem pela região de Guaratinguetá, em São Paulo, e o povo se mobilizou para oferecer um banquete, e os peixes seriam utilizados no preparo das comidas.
Entretanto, não era época de peixes e as redes sempre voltavam vazias ao barco dos pescadores.
Diante da situação desfavorável, eles pediram à Mãe de Deus que rogasse pelo trabalho deles.
Ao lançar novamente as redes, os homens pescaram o corpo de uma pequena imagem de Nossa Senhora e, em seguida, pescaram a cabeça — era uma imagem da Virgem grávida.
Depois disso, os peixes abundaram as redes, tanto que os pescadores ficaram com medo dos barcos afundarem.
Assim, a pequena imagem milagrosa ficou na casa de um dos pescadores, onde os fiéis se reuniam para rezar.
Quanto mais o tempo passava, mais força a devoção ganhava, e mais milagres surgiam.
Houve uma vez em que um escravo, ao passar em frente à imagem e se ajoelhar para rezar, se libertou das correntes que o prendiam pelos pulsos.
Em outro momento, um casal que teve uma filha cega de nascença pediu fervorosamente a Nossa Senhora Aparecida que curasse a menina.
Com fé, a família se dirigiu ao Santuário de Aparecida e, para a surpresa de todos, quando chegaram lá, a menina exclamou: “Como é bonita esta Igreja!”.
Eis que a menina estava curada!
A Princesa Isabel vai até Aparecida
Coroa doada pela princesa Isabel que até hoje adorna a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A Princesa Isabel possuía o desejo de ser mãe. Porém, ela não conseguia engravidar.
Por isso, em1868, fez uma promessa na Basílica de Aparecida para alcançar a graça de ter um filho: se ela engravidasse, ofereceria um manto à Nossa Senhora.
Mais tarde, depois de assinar a Lei Áurea, a princesa foi impedida de assumir o trono do Brasil, que era seu por direito.
Por isso, ela mandou uma réplica da coroa que usaria quando fosse a rainha do Brasil, e, junto à coroa, enviou um bilhete.
Eu, diante de Vós, sou uma Princesa da terra e me curvo, pois és a Rainha do Céu e Te dou tão pobre presente que é uma coroa que seria igual à minha, e se eu não me sentar no Trono do Brasil, rogo que a Senhora se sente nele por mim e governe perpetuamente o Brasil. – Princesa Isabel
Nossa Senhora Aparecida é declarada Padroeira do Brasil
A coroação da imagem que fora pescada no Rio Paraíba se deu apenas em 1904, 16 anos depois da Princesa ter ofertado a coroa e o manto à Virgem.
Em 1930, o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil.
No âmbito nacional, o dia 12 de outubro se tornou feriado em homenagem à santa.