JAGUARÉ: Todo o processo de enfrentamento ao câncer de mama é uma verdadeira batalha que deve contar com apoio de inúmeros parceiros. Da suspeita, à descoberta, do tratamento e seus efeitos e pós-doença. Todo o processo marca e deixa marcas. Transforma famílias e recriam-se laços. E neste processo todo apoio, manifestado por meio de um lenço, um batom, ou mesmo uma nova lingerie… são essenciais na reconstrução de uma autoestima
Nesta linha a empresária Nayara Bettin, da Belíssima Moda Íntima, relata que percebeu a importância deste trabalho. Onde se realiza um processo de acolhimento e de oferecer produtos que vão muito além de peças de moda íntima, mas que integram um processo de reconstrução da autoestima.
“Todo o processo que estas mulheres passam é extremamente delicado. São guerreiras que lutam e superam os desafios de forma emocionante. E aqui, quando chegam, muito tímidas, trabalhamos para ajudar neste processo de retomada da alegria com o próprio corpo” – conta.
Neste enfrentamento ao câncer por vezes é adotada a mastectomia. Uma cirurgia para a retirada de uma ou ambas as mamas devido ao câncer. O uso de sutiã pós mastectomia também é indicado para mulheres que não fizeram a reconstrução imediata da mama. Nesses casos, eles são fundamentais para manter a postura e evitar a elevação do ombro em função da diminuição de peso ocasionada pela retirada de uma das mamas, além de ajudarem na recuperação da autoestima.
Mesmo as pacientes que são submetidas à reconstrução mamária com a colocação de próteses de silicone muitas vezes precisam lidar com problemas pós-cirúrgicos, como a sensação de falta de simetria (um seio maior que o outro, por exemplo). Isso pode ocorrer em casos de pacientes que têm uma mama mais densa ou volumosa demais.
Segundo a empresária, a Belíssima Moda Íntima, consegue oferecer modelos para cada tipo de corpo feminino. Relata que na primeira visita as pacientes em tratamento são bem tímidas. Mas que ao fazer o primeiro teste com as peças de enchimento torna-se visível a mudança no semblante, transparecendo até um sorriso. “Dias depois essas mulheres retornam, buscado novas peças e modelos. E nos sentimos muito felizes por participarmos deste processo. Seja para as mulheres em tratamento ou não, temos por premissa oferecer peças para todos os tipos de mulheres e em suas várias etapas da vida” – convidou.
A Belíssima Moda Íntima atende na Av. 9 de Agosto, ao lado da Drogaria Guriri.
Vale ressaltar que a Lei Federal Nº 9.797 – Dispõe sobre a obrigatoriedade do SUS oferecer da cirurgia plástica reparadora da mama nos casos de decorrentes de tratamento de câncer.