ES: A Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo foi representada em São Paulo durante o lançamento da pesquisa “Excelência com Equidade no Ensino Médio”, realizado na última quarta-feira (25), em várias partes do Brasil, inclusive no Espírito Santo, pelo projeto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). O material mapeia unidades de Ensino Médio que atendem alunos de baixo nível socioeconômico e conseguem bons resultados educacionais.
O diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ponto Do Alto, em Domingos Martins, Marcelo Ribett, participou da programação. A unidade representada pelo diretor é uma das escolas capixabas inseridas na pesquisa.
No total, são 100 escolas de todo o Brasil que atenderam aos requisitos e demonstraram bons resultados de aprendizagem em um universo de mais de cinco mil escolas. Além do Espírito Santo, também participaram do evento representantes de escolas do Ceará, Goiás e Pernambuco. Com o objetivo de entender a fundo as estratégias e práticas pedagógicas, de gestão e administrativas que influenciam a aprendizagem dos estudantes, o novo relatório dá sequência a uma série de estudos iniciados em 2012.
Primeiramente foram analisadas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental com bons resultados e, a partir de 2015, escolas dos anos finais. A série conta com oito relatórios já divulgados.
Durante o evento, também foi lançada a plataforma Mapa da Aprendizagem, iniciativa do Iede, Fundação Lemann e Itaú BBA, e que reúne dados do Brasil e do mundo no Pisa 2015.